A FUNÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO LEITORA

Autores

  • Sandra Maria Jerônimo Pereira University of Orlando (UO)
  • Márcia Angélica Barboza Coradini Must University
  • Renata dos Santos Brittes Marques Jandrey Must University
  • Silvânia Ferreira da Cunha França Must University
  • Marcilene Barbosa Prates Must University
  • Danielle Carneiro Cavalcanti Must University
  • Alessandra Lopes Must University
  • Solange Triunfo Kehl Universidad Leonardo Da Vinci
  • Karine do Nascimento Araújo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23430

Palavras-chave:

Literatura infantil. Formação leitora. Mediação docente. Leitura. Educação infantil.

Resumo

O estudo investigou a função da literatura infantil na formação leitora de crianças em idade escolar. O problema de pesquisa consistiu em compreender de que modo a leitura literária contribui para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. O objetivo geral foi analisar a literatura infantil como instrumento de mediação pedagógica capaz de promover a formação de leitores críticos e autônomos. A pesquisa apresentou caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, fundamentada em obras publicadas entre 2015 e 2025. As etapas metodológicas incluíram levantamento, leitura, categorização e análise interpretativa das fontes. Os resultados mostraram que a literatura infantil favoreceu o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da compreensão textual, além de fortalecer a interação entre escola, professor e aluno. Verificou-se que a mediação docente e a integração de práticas de leitura, como a contação de histórias e o uso de recursos digitais, contribuíram para a construção simbólica do conhecimento. Concluiu-se que a literatura infantil exerceu função formadora ao integrar dimensões cognitivas, sociais e culturais, confirmando sua relevância no processo educativo e indicando a necessidade de novos estudos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Jerônimo Pereira, University of Orlando (UO)

Doutoranda em Ciências da Educação, University of Orlando (UO).

Márcia Angélica Barboza Coradini, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Renata dos Santos Brittes Marques Jandrey , Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvânia Ferreira da Cunha França, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marcilene Barbosa Prates, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Danielle Carneiro Cavalcanti, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alessandra Lopes, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Solange Triunfo Kehl, Universidad Leonardo Da Vinci

Doutoranda em Educação, Universidad Leonardo Da Vinci – Paraguai.

Karine do Nascimento Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Especialização em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Universidade do Estado do Amazonas

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Publicado

2025-12-13

Como Citar

Pereira, S. M. J., Coradini, M. A. B., Jandrey , R. dos S. B. M., França, S. F. da C., Prates, M. B., Cavalcanti, D. C., … Araújo, K. do N. (2025). A FUNÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO LEITORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4687–4702. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23430