RECURSOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23433Palavras-chave:
Mídias Digitais. Currículo. Inovação Pedagógica. Aprendizagem. Educação Básica E Superior.Resumo
O estudo analisou a integração de diferentes mídias digitais ao currículo escolar e universitário, considerando sua influência nas práticas pedagógicas contemporâneas. A pesquisa partiu do problema que questionou de que maneira essas mídias foram incorporadas aos currículos acadêmicos e quais contribuições ofereceram ao processo de ensino e aprendizagem. Teve como objetivo geral compreender como a diversificação das mídias digitais se articulou às dinâmicas curriculares da educação básica e superior. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, permitindo o levantamento e a análise de produções teóricas relacionadas ao tema. No desenvolvimento, foram discutidos os principais tipos de mídias digitais, suas aplicações e suas relações com metodologias ativas, engajamento discente e inovação pedagógica. Identificou-se que as mídias digitais ampliaram possibilidades metodológicas, favoreceram aprendizagens contextualizadas e estimularam maior autonomia dos estudantes. As considerações finais indicaram que sua integração representou um movimento crescente e necessário para adequar o currículo às demandas da sociedade digital, embora ainda existam desafios relacionados à formação docente, infraestrutura e práticas institucionais.
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