TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA: EVIDÊNCIAS, EQUIDADE E COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA UMA INTEGRAÇÃO CRÍTICA

Autores

  • Jouse Greyce Maria dos Santos Veni Creator Christian University
  • Maryedja Priscilla Santos Lima Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21335

Palavras-chave:

Educação Digital. Formação Docente. Inclusão Digital. Metodologias Ativas. Tecnologias Educacionais.

Resumo

O avanço das tecnologias digitais e sua inserção no ambiente escolar configuram-se como fenômeno multifacetado, permeado por tensões entre potencialidades pedagógicas e condicionantes sociotécnicos. Ainda que políticas públicas e diretrizes internacionais enfatizem a necessidade de integração crítica desses recursos, persistem desafios que limitam seu alcance, sobretudo em contextos marcados por desigualdades estruturais e carência de infraestrutura. A investigação partiu do problema de compreender como docentes da Educação Básica percebem, utilizam e ressignificam as tecnologias digitais em suas práticas, frente às demandas do ensino híbrido e às transformações impostas pela pandemia. Justifica-se pela urgência em alinhar inovações tecnológicas a modelos pedagógicos que assegurem inclusão e qualidade educacional. Fundamentado em Selwyn (2021), Moran (2018), Kenski (2012) e UNESCO (2023), o estudo adotou abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com dois professores, um do Ensino Fundamental I e outro do Ensino Médio/EJA, analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados evidenciam tanto expectativas e aprendizagens decorrentes do uso das tecnologias quanto resistências relacionadas à falta de formação continuada, sobrecarga de trabalho e apoio institucional insuficiente. Conclui-se pela necessidade de políticas de formação docente e inclusão digital que articulem dimensões pedagógicas, sociotécnicas e éticas, reconhecendo a centralidade do professor na mediação crítica do processo educativo.

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Biografia do Autor

Jouse Greyce Maria dos Santos, Veni Creator Christian University

Pós-graduada em Educação Física pela FITS, Mestranda em Ciências da educação pela Veni Creator Cristian University. 

Maryedja Priscilla Santos Lima, Veni Creator Christian University

Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela CESAMA. Mestranda em ciências da educação pela veni creator Cristian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação ela Veni Creator Christian University.   

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Santos, J. G. M. dos, Lima, M. P. S., & Santos, M. P. M. dos. (2025). TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA: EVIDÊNCIAS, EQUIDADE E COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA UMA INTEGRAÇÃO CRÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 939–954. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21335