APRENDIZAGEM POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18815

Palavras-chave:

Comunidades de Prática. Aprendizagem.

Resumo

A aprendizagem é processo no qual habilidades são constituídas ou melhoradas, pode ser construída por meios teóricos ou práticos, assim como na combinação das duas maneiras. Como a experiência prática cria e molda um aprendizado, que quando feito em grupo existe a possibilidade de transferi-lo para outras pessoas, as Comunidades de Prática (CdPs) têm sido cada vez mais estudadas no ambiente de desenvolvimento profissional e acadêmico, os quais pode-se observar a aplicação dos pressupostos basilares das CdPs. Dessa forma, a escolha dos 7 artigos usados para essa revisão foi realizada por meio da literatura do título, resumo e dos artigos completos encontrados entre os anos de 2021 a 2024 sobre a temática dessa revisão de literatura e estes mostram a diversidade de assuntos e contextos em que podem ser aplicadas as Comunidades de Prática. Conclui-se que apesar das limitações em sua aplicação devido a fatores externos a elas, as CdPs podem ser de grande valia para o aprendizado, assim como melhoria de uma prática e transferência de saberes.

 

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Biografia do Autor

Jessica Gisella Santos Pereira de Morais, Christian Business School

Mestranda na Christian Business School. Especialista em Gestão Pública/UFERSA.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em Biologia/ UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Morais, J. G. S. P. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). APRENDIZAGEM POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2286–2294. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18815