O PROFESSOR COMO CURADOR DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS ESCOLHAS CONSCIENTES E CRÍTICAS

Autores

  • Simone de Mattos Martins Teixeira FICS
  • Barbara Spalemsa do Nascimento Must University
  • Evaniely Sayonara dos Santos Costa Gualberto de Sá FICS
  • Ignácio Monteiro dos Santos Must University
  • Jaciara Tesche Franca Must University
  • Moacir de Oliveira Portela ICSH
  • Rafael Fontenele de Sousa Must University
  • Verônica Ribeiro da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20587

Palavras-chave:

Curadoria Digital. Prática Docente. Ferramentas Educacionais. Mediação Tecnológica. Escolhas Pedagógicas.

Resumo

A pesquisa analisa o papel do professor como curador de ferramentas digitais, enfatizando a importância de escolhas pedagógicas conscientes e críticas na educação básica. Fundamentada em abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, discute como a curadoria docente ultrapassa o uso técnico de tecnologias, articulando critérios pedagógicos, éticos e contextuais para a seleção de recursos digitais. Os resultados evidenciam que práticas de curadoria promovem o protagonismo estudantil, ampliam a autoria e favorecem a aprendizagem significativa. Também são analisados desafios como a ausência de formação específica, a sobrecarga de trabalho e a fragmentação das políticas públicas. A pesquisa propõe caminhos para fortalecer a cultura da curadoria nas escolas públicas, destacando a importância de comunidades docentes colaborativas, escuta ativa dos estudantes e políticas de formação continuada. Conclui-se que a curadoria digital é uma prática pedagógica necessária para uma educação crítica e inclusiva, que compreende a tecnologia como linguagem e possibilidade formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Mattos Martins Teixeira, FICS

Doutoranda em Ciência da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Barbara Spalemsa do Nascimento, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Evaniely Sayonara dos Santos Costa Gualberto de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ignácio Monteiro dos Santos, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Jaciara Tesche Franca, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação.Must University (MUST).

Moacir de Oliveira Portela, ICSH

Especialista em Direitos Humanos nas Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade, Diversidade e Inclusão Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH).

Rafael Fontenele de Sousa, Must University

Mestre em tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Verônica Ribeiro da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Teixeira, S. de M. M., Nascimento, B. S. do, Sá, E. S. dos S. C. G. de, Santos, I. M. dos, Franca, J. T., Portela, M. de O., … Silva, V. R. da. (2025). O PROFESSOR COMO CURADOR DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS ESCOLHAS CONSCIENTES E CRÍTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 338–345. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20587