O BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM VULNERABILIDADE SOCIAL: AS INTERVENÇÕES DA EQUIPE GESTORA E DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15192Palavras-chave:
Educação. Escolas públicas. Vulnerabilidade social.Resumo
Esta dissertação aborda o ambiente escolar como meio social no qual as crianças passam a maior parte do tempo, por ser um espaço compreendido como um luga privilegiado para o aprendizado. Anualmente ingressam nas escolas públicas do município um número extremamente grande de alunos vindos de comunidades carentes e vulneráveis, com histórias de vida que, em muitos dos casos faz parte o trabalho infantil, a negligência, maus-tratos, violência e exploração, tudo isso associado a extrema pobreza, desemprego e drogas onde suas famílias estão envolvidas. Muitos desses alunos apresentam algum tipo de dificuldade principalmente ligadas à aprendizagem e desempenho escolar tornando bastante questionável a relação entre condição de vida e o rendimento obtidos por eles, destacando não só a família, mas também as ações das escolas e a prática docente para minimizar esse baixo índice de aprendizagem. Tem-se como objetivo analisar as estratégias de intervenções dos professores que lecionam nas séries finais do ensino fundamental I com alunos em situações de vulnerabilidade social de uma instituição de ensino da rede municipal. O aporte metodológico foi do tipo descritivo e exploratório, hipotético-dedutivo, com recorte transversal e qualitativo através de questionários semiestruturados. Através de autores base nacionais e internacionais como: Bourdieu (2014), Vygotsky (2015), Piaget (2017), Ferreira (2020), Ambramavay (2015), Libâneo (2015), Carara (2016), Silva (2017), Bitencourt (2019), Gadotti (2014), Azevedo (2019), entre outros.
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