O BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM VULNERABILIDADE SOCIAL: AS INTERVENÇÕES DA EQUIPE GESTORA E DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15192

Palavras-chave:

Educação. Escolas públicas. Vulnerabilidade social.

Resumo

Esta dissertação aborda o ambiente escolar como meio social no qual as crianças passam a maior parte do tempo, por ser um espaço compreendido como um luga privilegiado para o aprendizado. Anualmente ingressam nas escolas públicas do município um número extremamente grande de alunos vindos de comunidades carentes e vulneráveis, com histórias de vida que, em muitos dos casos faz parte o trabalho infantil, a negligência, maus-tratos, violência e exploração, tudo isso associado a extrema pobreza, desemprego e drogas onde suas famílias estão envolvidas. Muitos desses alunos apresentam algum tipo de dificuldade principalmente ligadas à aprendizagem e desempenho escolar tornando bastante questionável a relação entre condição de vida e o rendimento obtidos por eles, destacando não só a família, mas também as ações das escolas e a prática docente para minimizar esse baixo índice de aprendizagem. Tem-se como objetivo analisar as estratégias de intervenções dos professores que lecionam nas séries finais do ensino fundamental I com alunos em situações de vulnerabilidade social de uma instituição de ensino da rede municipal. O aporte metodológico foi do tipo descritivo e exploratório, hipotético-dedutivo, com recorte transversal e qualitativo através de questionários semiestruturados. Através de autores base nacionais e internacionais como: Bourdieu (2014), Vygotsky (2015), Piaget (2017), Ferreira (2020), Ambramavay (2015), Libâneo (2015), Carara (2016), Silva (2017), Bitencourt (2019), Gadotti (2014), Azevedo (2019), entre outros.

Biografia do Autor

Enoc José da Silva, Christian Business School

Master in Education from Christian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

PhD in biology from UFPE.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Silva, E. J. da, & Coutinho, D. J. G. (2024). O BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM VULNERABILIDADE SOCIAL: AS INTERVENÇÕES DA EQUIPE GESTORA E DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 895–904. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15192