O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO APRENDIZADO: ELOS PARA ENGAJAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17865Palavras-chave:
Mecanismos Tecnológicos. Metodologias Ativas. Motivação. Prática Docente.Resumo
O presente estudo visa analisar a aprendizagem significativa através do uso das tecnologias digitais, observando aspectos inovadores que podem potencializar as práticas docentes no ensino. Nos dias atuais, os mecanismos tecnológicos têm se tornado incidentes e recorrentes ao se referir a elaboração de aulas. É perceptível que a motivação e o engajamento dos alunos são aprimorados com o uso das tecnologias, dessa forma explorando-as através de plataformas digitais e de gamificação. A metodologia adotada para este estudo foi de forma qualitativa. A amostra foi composta por 35 alunos de uma turma de eletiva, os quais integram os 1º anos A, B e C do Ensino Médio. O modelo inovador de ensino foi confrontado com o tradicional ao utilizar jogos educacionais e plataformas tecnológicas interativas, tais como Kahoot!, Quizizz, Wordwall, Google Forms, Software (PowerPoint) e Lingo Clip. Tais recursos foram incrementados mediante o uso de celulares, tablets, netobook, datashow e internet principalmente. A coleta de dados foi realizada por meio de sondagens antes e depois das intervenções, questionários de percepção sobre o uso de tecnologias e gamificação, além de observações diretas em sala de aula. Os resultados foram obtidos através do uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, que possibilitaram um avanço significativo na aprendizagem e impulsionaram a motivação dos estudantes. Neste cenário, torna-se um desafio que o aluno disponibilize tais ferramentas digitais para que possa romper com a passividade e o tradicionalismo na sala de aula; ademais um outro obstáculo é que essa metodologia não deve causar uma exclusão ao aluno que não possua a ferramenta necessária. O uso das Tecnologias Digitais para a aula torna-se um forte aliado para fornecer práticas inovadoras e que propiciem ferramentas para aprendizagens dos alunos. A prática docente assume então alguns desafios diante das novas demandas tecnológicas, entre eles há uma necessidade da formação para apoiar os professores, com foco na utilização dos recursos tecnológicos como apoio ao ensinar e ao aprender. Enfim, a pesquisa prisma analisar como tais mecanismos contribuem para a melhoria dos processos educacionais, o empenho dos alunos no que se refere a aprendizagem significativa, além de identificar fatores que podem otimizar sua aplicação em diferentes níveis de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY