FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSINO CRÍTICO E PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

  • Ana Gleice Rocha Lopes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Antonio José Ferreira Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Camila Almeida Nunes IFSULDEMINAS
  • Charllyngton Fábio da Silva Rodrigues Universidade Autônoma de Assunção
  • Danila Oliveira Silva Moreno UNEATLANTICO
  • Melissa Cordeiro Pereira UEMC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17202

Palavras-chave:

formação de professores, plataformas digitais, ensino crítico, práticas pedagógicas, tecnologia educacional.

Resumo

Este estudo investigou como a formação crítica de professores pode ser integrada ao uso de plataformas digitais, visando promover práticas pedagógicas  reflexivas e participativas. O problema da pesquisa foi entender de que forma as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação docente. O objetivo geral foi analisar a relação entre a formação crítica de professores e o uso das plataformas digitais, destacando os desafios e as oportunidades dessa integração. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionadas fontes acadêmicas e teóricas relevantes para o tema. Os resultados indicaram que, apesar das oportunidades que as plataformas digitais oferecem, sua implementação enfrenta desafios,  relacionados à resistência dos docentes e à falta de formação contínua. A análise mostrou que as tecnologias podem ser poderosas aliadas na promoção de uma educação crítica, mas que o sucesso de sua utilização depende da formação adequada dos professores, que deve ser contínua e centrada na reflexão sobre as práticas pedagógicas. As considerações finais apontaram que a formação docente deve incluir o uso crítico das tecnologias, com ênfase na reflexão e participação ativa dos alunos. Além disso, sugeriu-se a necessidade de  estudos para ampliar a compreensão sobre a aplicação das plataformas digitais no ensino crítico.

Biografia do Autor

Ana Gleice Rocha Lopes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Antonio José Ferreira Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Camila Almeida Nunes, IFSULDEMINAS

Especialista em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Charllyngton Fábio da Silva Rodrigues, Universidade Autônoma de Assunção

Mestre em Ciências da Educação. Universidade Autônoma de Assunção (UAA)

Danila Oliveira Silva Moreno, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Organização e Gestão de Centros Educativos. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Melissa Cordeiro Pereira, UEMC

Mestra em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Lopes, A. G. R., Gomes, A. J. F., Nunes, C. A., Rodrigues, C. F. da S., Moreno, D. O. S., & Pereira, M. C. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSINO CRÍTICO E PLATAFORMAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6096–6114. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17202