DESAFIOS E POTENCIAIS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO REMOTA

Autores

  • Lucimara Freire dos Santos MUST
  • Camila Almeida Nunes IFSULDEMINAS
  • Elisangela Luppi Silva Faculdade Única de Ipatinga
  • Francieli Formigoni Cavalcante FIV
  • Isabel Martins Nery MUST
  • Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer MUST
  • Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Universidade Castelo Branco
  • Patrício Marinho da Silva FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17810

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Habilidades sociais. Tecnologias digitais.

Resumo

Este estudo investigou como a aprendizagem colaborativa, quando aplicada em ambientes virtuais de aprendizagem, contribui para a qualidade do processo educativo na educação a distância. O objetivo principal foi analisar as práticas de aprendizagem colaborativa em ambientes digitais e compreender seus impactos na participação dos alunos e no desenvolvimento de competências. A metodologia adotada foi exclusivamente bibliográfica, com base na análise de estudos, artigos e teses relacionadas ao tema. O desenvolvimento abordou os conceitos, princípios e benefícios da aprendizagem colaborativa, bem como os desafios de sua implementação em contextos virtuais. A pesquisa concluiu que a aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais contribui significativamente para o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, e a promoção de uma aprendizagem significativa. Contudo, a pesquisa também identificou obstáculos, como a falta de familiaridade com as ferramentas digitais e a gestão do tempo. As considerações finais sugerem que a implementação de estratégias pedagógicas eficazes pode superar esses desafios e melhorar a qualidade da aprendizagem colaborativa. Além disso, destaca-se a necessidade de novas pesquisas para aprofundar a análise sobre as práticas colaborativas e a utilização das tecnologias digitais na educação a distância.

Biografia do Autor

Lucimara Freire dos Santos, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST). 

Camila Almeida Nunes, IFSULDEMINAS

Especialista em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Elisangela Luppi Silva, Faculdade Única de Ipatinga

Especialista em Gestão Escolar (Administração. Supervisão. Orientação e Inspeção) Faculdade Única de Ipatinga. 

Francieli Formigoni Cavalcante , FIV

Especialização em Alfabetização e Letramento. Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIV). 

Isabel Martins Nery, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST). 

Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Pablo Rodrigo de Oliveira Silva, Universidade Castelo Branco

Doutor em Ciências da Reabilitação. Universidade Castelo Branco e Centro Universitário São José. 

Patrício Marinho da Silva, FAVENI

Bacharel em Administração e Recursos Humanos. Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

 

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Santos, L. F. dos, Nunes, C. A., Silva, E. L., Cavalcante , F. F., Nery, I. M., Kiefer, J. H. de A., … Silva, P. M. da. (2025). DESAFIOS E POTENCIAIS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO REMOTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 126–133. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17810