A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA (AR) E REALIDADE VIRTUAL (VR) NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS

Autores

  • Gleick Cruz Ribeiro UFES
  • Araceli Belisario Pinto de Souza MUST
  • Camila Almeida Nunes IFSULDEMINAS
  • Cristiane da Silva Reis Gondim FICS
  • Daiana Soares da Silva UFAM
  • Luciene Viana da Silva MUST
  • Maria Regina de Sousa UCAM
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Sirleia de Vargas Soeiro Guimarães FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17673

Palavras-chave:

Realidade Aumentada. Realidade Virtual. Educação Inclusiva. Tecnologias Imersivas.

Resumo

Este estudo examina o emprego da Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) como ferramentas facilitadoras no processo de educação inclusiva, analisando suas possibilidades pedagógicas e desafios no contexto educacional brasileiro. A questão central investigada foi compreender como essas tecnologias imersivas podem efetivamente contribuir para a inclusão educacional, considerando as oportunidades e limitações de sua implementação. Utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com abordagem qualitativa, contemplando análise de publicações científicas entre 2014 e 2024 em bases de dados acadêmicas reconhecidas. Os resultados evidenciaram que AR e VR, quando adequadamente implementadas, proporcionam experiências de aprendizagem inovadoras e personalizadas para estudantes com necessidades especiais, potencializando seu engajamento e compreensão dos conteúdos. Contudo, identificaram-se obstáculos significativos como: alto custo dos equipamentos, carência de profissionais capacitados e infraestrutura tecnológica inadequada nas instituições de ensino. A pesquisa destacou a necessidade de políticas públicas mais efetivas para ampliar o acesso a essas tecnologias, além de investimentos em formação continuada dos educadores. As considerações finais apontaram que, apesar dos desafios, AR e VR representam recursos transformadores para a educação inclusiva, demandando uma abordagem sistêmica que envolva gestores, educadores, famílias e toda comunidade escolar para sua efetiva implementação.

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Biografia do Autor

Gleick Cruz Ribeiro, UFES

Mestre em Agricultura Tropical, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Araceli Belisario Pinto de Souza, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Camila Almeida Nunes, IFSULDEMINAS

Especialista em Informática na Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Cristiane da Silva Reis Gondim, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Daiana Soares da Silva, UFAM

Mestra em Agronomia Tropical, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Luciene Viana da Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Regina de Sousa, UCAM

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sirleia de Vargas Soeiro Guimarães, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Ribeiro, G. C., Souza, A. B. P. de, Nunes, C. A., Gondim, C. da S. R., Silva, D. S. da, Silva, L. V. da, … Guimarães, S. de V. S. (2024). A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA (AR) E REALIDADE VIRTUAL (VR) NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3131–3146. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17673