O CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO PARA A PREVENÇÃO DA EXAUSTÃO PROFISSIONAL COMO MEIO DE GARANTIA DOS DIREITOS TRABALHISTAS

Autores

  • Gabriel Phillipe Costa Alves UNEST
  • Valdivino Passos Santos UNEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16602

Palavras-chave:

Controle da Jornada. Exaustão Profissional. Direitos Trabalhistas. Pequenas Empresas.

Resumo

Este trabalho analisa o controle da jornada de trabalho como uma estratégia fundamental para prevenir a exaustão profissional e garantir os direitos dos trabalhadores. O foco principal é identificar soluções que protejam os colaboradores, especialmente em pequenas empresas, onde a falta de controle pode levar ao desgaste físico e mental. A pesquisa se justifica pela necessidade urgente de abordar o desrespeito à jornada de trabalho, o impacto social do excesso de horas e a proteção dos direitos dos trabalhadores. O método de pesquisa que será utilizado será o dedutivo, que se da viabilidade por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. No que diz respeito a análise de dados serão usadas as técnicas qualitativa e quantitativa buscando a melhorar análise dos resultados encontrados no decorrer da pesquisa. O objetivo geral é verificar a existência de mecanismos de controle de jornada nas empresas, enquanto os objetivos específicos incluem: apresentar os limites constitucionais e legais da jornada de trabalho, discutir a atuação do Estado e dos sindicatos e explorar as dificuldades enfrentadas na comprovação das horas extras. Os resultados indicam que, apesar das regulamentações, a prática enfrenta desafios significativos, exigindo uma fiscalização mais rigorosa. A conclusão destaca que o controle da jornada é essencial para assegurar condições dignas de trabalho e evitar a exaustão profissional.

Biografia do Autor

Gabriel Phillipe Costa Alves, UNEST

Acadêmico do curso de direito União Educacional De Ensino Superior do Médio Tocantins Faculdade de Ciências Jurídicas De Paraíso Do Tocantins – UNEST.

Valdivino Passos Santos, UNEST

Orientador do curso de direito, União Educacional De Ensino Superior do Médio Tocantins Faculdade de Ciências Jurídicas De Paraíso Do Tocantins – UNEST. 

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Alves, G. P. C., & Santos, V. P. (2024). O CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO PARA A PREVENÇÃO DA EXAUSTÃO PROFISSIONAL COMO MEIO DE GARANTIA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1476–1490. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16602