DIREITOS TRABALHISTAS E A SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE JURÍDICA DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR

Autores

  • Bruna Rebeca Cassiano Alves
  • Maurenize Oliveira Silva de Almeida
  • Pedro Fernando Borba Vaz Guimarães UnP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19758

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Direitos trabalhistas. Dano moral. Doença ocupacional. Responsabilidade do empregador.

Resumo

O presente artigo analisa a síndrome de Burnout sob a ótica dos direitos trabalhistas, considerando sua crescente incidência no ambiente profissional moderno. A pesquisa busca compreender os instrumentos jurídicos disponíveis para a proteção do trabalhador acometido por Burnout, bem como discutir as lacunas legislativas e os caminhos possíveis para o aprimoramento da legislação trabalhista. Apoiado em doutrinas e jurisprudência, o estudo propõe reflexões sobre a responsabilização do empregador e o reconhecimento do Burnout como doença ocupacional passível de indenização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rebeca Cassiano Alves

Graduanda em Direito.

Maurenize Oliveira Silva de Almeida

Graduanda em Direito.

Pedro Fernando Borba Vaz Guimarães, UnP

Orientador. Professor do curso de graduação e de pós-graduação em Direito da UnP e da Unifacex, Palestrante e Advogado. Especialista em direito processual.

Downloads

Publicado

2025-06-07

Como Citar

Alves, B. R. C., Almeida, M. O. S. de, & Guimarães, P. F. B. V. (2025). DIREITOS TRABALHISTAS E A SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE JURÍDICA DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1441–1460. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19758