DIREITO DO TRABALHO: OS RISCOS DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS AOS DIREITOS DOS EMPREGADOS NO CONTEXTO DA PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23036

Palavras-chave:

Prevalência do negociado sobre o legislado. Reforma Trabalhista. Negociação coletiva.

Resumo

A presente pesquisa aborda os riscos que as negociações coletivas representam para os direitos dos empregados no contexto da prevalência do negociado sobre o legislado, conforme estabelecido pela Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017). Esta nova tendência significou uma descontinuidade com o esquema tradicional do Direito do Trabalho, onde as negociações coletivas são capazes de se sobrepor à legislação em questões que até então eram inegociáveis. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: em que medida a prevalência do negociado sobre o legislado, instituída pela Reforma Trabalhista, representa riscos à proteção dos direitos trabalhistas fundamentais dos empregados? O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar em que medida a prevalência do negociado sobre o legislado, prevista na Reforma Trabalhista, representa riscos à proteção dos direitos fundamentais dos empregados no ordenamento jurídico brasileiro. Como objetivos específicos, propõe-se estudar o papel histórico da negociação coletiva no Direito do Trabalho brasileiro, destacando sua função protetiva e seu desenvolvimento normativo; identificar as principais alterações introduzidas pela Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) que autorizaram a prevalência do negociado sobre o legislado; avaliar os riscos que as negociações coletivas, quando prevalecem sobre a legislação, representam para os direitos fundamentais dos trabalhadores; e investigar cláusulas de convenção e acordos coletivos que tenham resultado na supressão ou redução de direitos trabalhistas anteriormente assegurados por lei. A metodologia adotada será de abordagem qualitativa, com um viés jurídico-dogmático que resulta em uma análise legislativa, doutrinária e jurisprudencial, bem como o exame de dados extraídos de convenção e acordos coletivos de trabalho. Este estudo demonstrará que a prevalência do negociado sobre o legislado pode marginalizar garantias para os trabalhadores, deteriorar as condições de trabalho, permitir uma diminuição dos direitos trabalhistas considerados fundamentais e contestar princípios como o da proteção, da norma mais favorável e da condição mais benéfica. Busca-se também demonstrar que a extensão da negociação coletiva, na ausência de garantias mínimas e controle legal efetivo, pode comprometer a função social do Direito do Trabalho, aumentar as desigualdades existentes e produzir retrocessos incompatíveis com os princípios constitucionais da dignidade humana e valorização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Júlio Castro Freire Brandão, FACISA

Graduando em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. 

Natália Freire de Andrade, FACISA

Orientadora: Graduação em Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA. Pós-Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil, pela faculdade LEGALE. Pós-Graduada em Direito das Famílias e Sucessões, pela faculdade LEGALE.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Coorientador: Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152. 

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Brandão, C. J. C. F., Andrade, N. F. de, & Pinto, E. V. (2025). DIREITO DO TRABALHO: OS RISCOS DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS AOS DIREITOS DOS EMPREGADOS NO CONTEXTO DA PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2730–2745. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23036