REFLEXÕES SOBRE A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Ivone Oliveira da Costa Souza COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13925

Palavras-chave:

Militarização. Educação. Violência.

Resumo

O artigo faz um levantamento bibliográfico sobre a militarização das escolas e impressões sobre o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio da pesquisa bibliográfica, analisamos produções que versam sobre o tema para compreender quais são os pontos que estão sendo desenvolvidos no campo da educação e as análises que abordam o processo de militarização das escolas em relação ao aumento das violências e situações equivalentes no campo educacional. Para tanto, utilizamos produções sobre o tema que focam no processo de implementação de escolas militares no cenário nacional, assim como produções que discutem o tema da violência e suas implicações no contexto escolar. Os resultados obtidos revelaram vantagens e desvantagens e conclui-se que a violência no espaço escolar requer o desenvolvimento de um projeto pedagógico adequado para corrigir os problemas apresentados.

Biografia do Autor

Ivone Oliveira da Costa Souza, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Bahia, Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Administração, Ciencias, Educação e Letras, Mestranda do Curso Mestrado em Ciências Educação da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Souza, I. O. da C., & Pinho, A. M. (2024). REFLEXÕES SOBRE A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2354–2364. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13925