A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Antonio Albuquerque Bezerra Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13268

Palavras-chave:

Educacional. Língua. Professores.

Resumo

 O avanço tecnológico tem remodelado o cenário educacional, trazendo consigo novas ferramentas e métodos que enriquecem a prática pedagógica no ensino de língua inglesa. Este estudo explora a integração da tecnologia na educação de línguas, enfatizando como ela pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo, personalizado e acessível. Através de uma revisão bibliográfica, identificamos as potencialidades da tecnologia para facilitar a imersão linguística e promover a autonomia dos aprendizes, ao mesmo tempo que destacamos a importância da formação continuada dos professores para a adoção eficaz de tais ferramentas. A pesquisa também aponta para os desafios enfrentados, incluindo resistência à mudança, disparidades no acesso à tecnologia e a necessidade de políticas educacionais inclusivas. Concluímos que, apesar dos obstáculos, a tecnologia representa uma oportunidade significativa para aprimorar o ensino de língua inglesa, exigindo, contudo, esforços conjuntos para superar as barreiras existentes e garantir um acesso equitativo às oportunidades educacionais. Este estudo contribui para o entendimento de como a tecnologia pode ser integrada de forma efetiva na educação de línguas, oferecendo insights valiosos para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados em explorar o potencial das ferramentas digitais no contexto educacional.

Biografia do Autor

Antonio Albuquerque Bezerra, Christian Business School

Christian Business School. Licenciado em Pedagogia pela FATEC. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Bacharel em Direito pela Faculdade Católica da Paraíba. Mestre em Ciências da Educação pela ISEL.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Biologia – Universidade Federal de Pernambuco.

 

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Bezerra, A. A., & Coutinho, D. J. G. (2024). A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1481–1497. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13268