O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE ALAGOANO

Autores

  • José Morais da Silva Júnior Universidade Inter Americana
  • Alexandra Moreno Pinho Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13194

Palavras-chave:

Trabalho. Segurança. Saúde. Acidentes. Gestão. Prevenção.

Resumo

O processo de educação em saúde e segurança dos trabalhadores é uma sensibilização para o cumprimento das normas que regulamentam o sistema da Engenharia de Segurança, o qual atua em diversos setores de trabalhos públicos e privados, atendendo a legislação que obriga o estabelecimento de tais regras, utilizando equipamentos de forma adequada. O presente trabalho analisa alguns traços da cultura de prevenção, predominante na unidade de emergência do agreste alagoano em relação à saúde e segurança do trabalho, que funciona promovendo, inibindo e, até mesmo, impedindo a implementação de ações que bloqueiam melhorias dos ambientes e das condições voltadas para promoção de segurança e saúde dos trabalhadores. Sendo o processo de educação continuada, dessa unidade de emergência, um aspecto importante para a prevenção de acidentes e doenças ocasionados pelo trabalho, o qual obteve como resultado qualidade nos serviços prestados a comunidade usuária, fornecidos pela unidade hospitalar. No desenvolvimento da pesquisa, notou-se uma escassez de estudos sobre tal temática, com isso a metodologia utilizada apresenta características qualitativas e quantitativas.

Biografia do Autor

José Morais da Silva Júnior, Universidade Inter Americana

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Inter Americana (Assunção-Paraguai) - Formação Acadêmica: Engenheiro de Produção Mecânica / Engenheiro de Segurança do Trabalho / Bacharel em Ciências Contábeis / Especialista em: Ergonomia e Qualidade de Vida / Sistema Integrado da Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde ocupacional / Higiene Ocupacional.

Alexandra Moreno Pinho, Universidade de Barcelona

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona/ Homologado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formação Acadêmica: Licenciatura em Pedagogia.  

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Silva Júnior, J. M. da, & Pinho, A. M. (2024). O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE ALAGOANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2161–2176. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13194