A PRECARIEDADE DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Patrícia dos Santos Lopes Soares Universidade católica de Pelotas
  • Alvacir Oliveira da Silva Faculdade — Anhanguera 
  • Lia Zilei de Farias Pires Faculdade Universidade Católica de Pelotas
  • Antonio de Medeiros Zehetmeyer Faculdade Anhanguera Pelotas
  • Antonio Mendes Valente Faculdade Anhanguera
  • Samuel Ferreira Machado Faculdade anhanguera Pelotas

Palavras-chave:

Direito à Saúde. Saúde Pública. Sistema único de Saúde. Precariedade.

Resumo

O livro que eu gostaria de apresentar trata de um tema extremamente relevante e urgente no contexto atual do Brasil: a precariedade da saúde pública. O sistema de saúde no país é reconhecidamente complexo e possui desafios que vão desde a falta de investimentos adequados até a falta de acesso a medicamentos e tratamentos.

Ao longo das páginas deste livro, o autor apresenta uma análise profunda e detalhada da situação atual da saúde pública no Brasil, considerando aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais que contribuíram para a situação atual. O leitor é levado a refletir sobre as consequências da precariedade da saúde pública não apenas na vida dos pacientes e suas famílias, mas também na economia e no desenvolvimento do país na totalidade. O livro traz um rebuscado panorama do SUS- Sistema Único de Saúde.

Cabendo ressaltar a relevância do SUS no orbe mundial.

Em epitome, o Sistema Único de Saúde- SUS é uma das maiores conquistas sociais do Brasil e é considerado uma referência mundial em saúde pública. Criado em 1988, a partir da Constituição Federal, o SUS tem como objetivo garantir acesso universal, integral e gratuito à saúde para todos os brasileiros, estrangeiros, e expatriados em orbe nacional.

O SUS é financiado com recursos públicos e gerido pelos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Ele abrange desde ações de promoção e prevenção de doenças até o atendimento de alta complexidade, incluindo o fornecimento de medicamentos e tratamentos. Além disso, o SUS é responsável por coordenar ações de vigilância em saúde, controle de epidemias, entre outras atividades. No recente período da pandemia, os brasileiros puderam assistir a amplitude e trabalho do SUS, personificados em seus profissionais, espalhados por todo o país.

Um dos principais pilares do SUS é a participação da população na gestão da saúde pública, através dos Conselhos de Saúde. Esses órgãos são responsáveis por acompanhar as políticas públicas de saúde, fiscalizar a aplicação dos recursos e garantir a participação popular nas decisões relacionadas à saúde.

A experiência brasileira com o SUS tem sido referência mundial em saúde pública, sendo reconhecida como um modelo de atenção à saúde que promove a equidade e a universalidade do acesso à saúde. O SUS inspirou a criação de sistemas de saúde semelhantes em outros países, como o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido e o Sistema Nacional de Saúde da Espanha.

No entanto, apesar dos avanços conquistados pelo SUS, ainda existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de ampliar a oferta de serviços de saúde, melhorar a qualidade do atendimento e garantir uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos públicos. Ainda assim, o SUS continua sendo uma referência mundial em saúde pública, e a luta pela sua manutenção e aprimoramento deve ser uma bandeira de toda a sociedade brasileira.

O livro traz destaca a importância de políticas públicas mais efetivas e de investimentos adequados para garantir o acesso à saúde como um direito fundamental.

Com uma linguagem clara e acessível, este livro é essencial para todos os que desejam compreender melhor a realidade da saúde pública no Brasil e buscar soluções para esse desafio complexo e urgente.

 

                                                                                                                                                                                                                               Os autores,

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Lopes Soares, Universidade católica de Pelotas

Graduação em Serviço social Faculdade - Universidade Católica de Pelotas.

 

Alvacir Oliveira da Silva, Faculdade — Anhanguera 

Tecnólogo em segurança pública. Faculdade — Anhanguera 

 

 

Lia Zilei de Farias Pires, Faculdade Universidade Católica de Pelotas

Tecnóloga em Segurança Pública e Privada — Faculdade Universidade Católica de Pelotas.

 

Antonio de Medeiros Zehetmeyer, Faculdade Anhanguera Pelotas

Tecnólogo em Gestão Publica — Faculdade Anhanguera Pelotas.

 

 

Antonio Mendes Valente, Faculdade Anhanguera

 Tecnólogo em Segurança Pública — Faculdade Anhanguera.

 

 

Samuel Ferreira Machado, Faculdade anhanguera Pelotas

Graduado em Administração — Faculdade anhanguera Pelotas.

 

 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Soares, P. dos S. L. ., Silva, A. O. da ., Pires, L. Z. de F. ., Zehetmeyer, A. de M. ., Valente, A. M. ., & Machado, S. F. . (2023). A PRECARIEDADE DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 17–61. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8615

Edição

Seção

E-books

Categorias