A RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM AS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores

  • André Ferreira Noda Universidade Federal de Pelotas
  • Cândida da Rosa Schepp Universidade Católica de Pelotas
  • Dionatan dos Santos Duarte Faculdade Anhanguera Educacional
  • Leandro Carvalho da Silveira Anhanguera do Rio Grande
  • Manoela Maciel Saraiva Universidade Federal de Pelotas
  • Maria José Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Sistema Prisional. LEP. Responsabilidade Estado.

Resumo

Seja bem-vindo ao e-book "A Responsabilidade do Estado com as Pessoas Privadas de Liberdade". Este trabalho cuidadosamente elaborado aborda questões fundamentais relacionadas ao sistema prisional e os direitos dos apenados, fornecendo uma análise aprofundada sobre a responsabilidade do Estado diante da situação dos detentos.

Na introdução deste e-book, mergulhamos nos aspectos introdutórios que moldam o cenário do sistema prisional. Exploramos os desafios enfrentados pelas pessoas privadas de liberdade e lançamos as bases para a reflexão sobre o papel do Estado nesse contexto. Convidamos o leitor a questionar e compreender as nuances desta temática crucial.

Nesta seção, dedicamo-nos a uma análise aprofundada do sistema prisional contemporâneo, destacando os direitos inalienáveis dos apenados. Abordamos questões relacionadas à humanização das condições carcerárias, o acesso a tratamentos dignos e respeito aos princípios fundamentais que regem a dignidade humana, mesmo em um ambiente restritivo.

O cerne deste e-book reside na exploração da responsabilidade do Estado frente à situação das pessoas privadas de liberdade. Investigamos as políticas públicas, a legislação vigente e os mecanismos institucionais que devem garantir a proteção e o respeito aos direitos fundamentais dos detentos. Este capítulo serve como uma chamada à reflexão sobre como a sociedade e suas estruturas devem se mobilizar para assegurar uma abordagem justa e humanitária aos indivíduos no sistema prisional.

Encerramos esta obra com reflexões fundamentais e proposições para o futuro. As considerações finais apresentam um panorama integrado das discussões levantadas ao longo do e-book, destacando a importância da colaboração entre o Estado, a sociedade e as organizações não governamentais na construção de um sistema prisional mais justo e compassivo.

Em "A Responsabilidade do Estado com as Pessoas Privadas de Liberdade", forneceremos uma visão abrangente e equilibrada sobre um tema crucial para a nossa sociedade. Convidamos você, caro leitor, a se envolver nesta jornada de entendimento e reflexão, contribuindo para o desenvolvimento de soluções mais humanas e justas para aqueles que vivem sob o jugo da privação de liberdade.

Os autores

Biografia do Autor

André Ferreira Noda, Universidade Federal de Pelotas

Direito. Universidade Federal de Pelotas. 

Cândida da Rosa Schepp, Universidade Católica de Pelotas

Direito. Universidade Católica de Pelotas. 

Dionatan dos Santos Duarte, Faculdade Anhanguera Educacional

Direito. Faculdade Anhanguera Educacional. 

Leandro Carvalho da Silveira, Anhanguera do Rio Grande

Fisioterapia. Anhanguera do Rio Grande. 

Manoela Maciel Saraiva, Universidade Federal de Pelotas

Gestão Pública. Universidade Federal de Pelotas. 

Maria José Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Direito. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Noda, A. F., Schepp, C. da R., Duarte, D. dos S., Silveira, L. C. da, Saraiva, M. M., & Lopes, M. J. (2024). A RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM AS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–73. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12852

Edição

Seção

E-books

Categorias