O SISTEMA PRISIONAL E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DO AGENTE PENITENCIÁRIO

Autores

  • Ademir da Silva UNINTER
  • Carla Fabiana Haussen Schmidt UNINTER
  • Debora Schonarth UNISC
  • Fernanda Cabral Rodrigues Universidade da Região da Campanha
  • Gabriela Narciza Bertozzi UNIVATES
  • Ieda Vargas Pereira UNIFACVEST

Palavras-chave:

Agente Penitenciário. Execução Penal. Sistema Penitenciário.

Resumo

O interesse que orientou a escolha da temática se deu em razão da vivência profissional do autor em integrar o quadro de agentes penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul. Através da prática laboral aliada aos estudos durante o Curso de Inteligência Policial e Prisional se fez necessário destacar a importância da atuação do agente prisional salvaguardo a sociedade civil no exercício da vigilância e custódia de presos no sistema prisional brasileiro.

Segundo o último levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (2020) atualmente a população carcerária do Brasil soma a marca de 759.518 pessoas presas em todos os regimes. Remetendo aos números do Estado do Rio Grande do Sul, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) apresentou a estimativa de 42.573 pessoas presas no Estado, dentre esse levantamento, 40.423 presos homens e 2.270 presas mulheres.

A criminalidade tem um aumento constante nos grandes centros urbanos, um grande agravante para a sociedade brasileira, tornando um dos principais fatores resultante da reincidência nos presídios do Brasil. Esta população carcerária vem crescendo em demasia, porém o ritmo de expansão das unidades prisionais, não tem acompanhado o mesmo compasso.

Frente a esse cenário, existe a figura do agente penitenciário, que tem a missão de zelar pela disciplina e segurança nas prisões, exercendo a custódia, escolta e monitoramento dos presos. O contato com o preso acontece em tempo integral em vários graus de periculosidade, é considerada uma profissão arriscada. Os agentes penitenciários estão subordinados às secretarias de segurança de cada Estado. O ingresso na carreira é feito através de concurso público estadual ou federal. É sobre este servidor que versa boa parte da responsabilidade de exercer contato e autoridade estatal, bem como a obrigação de assegurar o cumprimento da punição e o processo de ressocialização da população prisional.

A temática prisional guarda estrita correlação com a segurança pública, motivo pelo qual despertou no autor o interesse em analisar o tema com o propósito de auxiliar futuras pesquisas que aprofundem o estudo. Para a compressão do tema proposto é necessário apresentar alguns conceitos sobre a teoria do Sistema Prisional Brasileiro.

Downloads

Biografia do Autor

Ademir da Silva, UNINTER

Curso de Tecnologia em Segurança Pública pela UNINTER.

Carla Fabiana Haussen Schmidt, UNINTER

Curso de Tecnologia em Gestão Pública pela UNINTER.

Debora Schonarth, UNISC

Curso de Serviço Social pela UNISC.

Fernanda Cabral Rodrigues, Universidade da Região da Campanha

Curso de Direito pela Universidade da Região da Campanha.

Gabriela Narciza Bertozzi, UNIVATES

Curso de Direito pela UNIVATES.

Ieda Vargas Pereira, UNIFACVEST

Curso de Tecnologia em Gestão Pública pela FACVEST- UNIFACVEST.

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

Silva, A. da, Schmidt, C. F. H., Schonarth, D., Rodrigues, F. C., Bertozzi, G. N., & Pereira, I. V. (2025). O SISTEMA PRISIONAL E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DO AGENTE PENITENCIÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–47. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17883

Edição

Seção

E-books

Categorias