PERSPECTIVAS JURÍDICAS: DIREITO PENAL E PREVIDENCIÁRIO EM FOCO

Autores

  • Adilson Ribeiro Faculdade Anhanguera
  • Erick Ferreira Santos Lins Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • Gilvan Elias da Silva Júnior Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • Idália de Araújo Fernandes Faculdade Dominius – FAD
  • Joseane Silva de Lima Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • José Renivan Alves de Melo Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • Madson Manoel Alves Belarmino Filho Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • Rodrigo Matteus Barros Bezerra Faculdade Delmiro Gouveia-FGD
  • Rose Darlane Mariz de Olivera Faculdade Delmiro Gouveia - FDG
  • Rosivaldo do Nascimento Marques Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Palavras-chave:

Meação. Herança. Direito ao patrimônio. Indignidade.

Resumo

Prezados leitores,

É com imensa satisfação que compartilho a introdução do livro digital "Perspectivas Jurídicas: Direito Penal e Previdenciário em Foco". Esta obra reúne reflexões e análises críticas sobre temas cruciais no cenário jurídico contemporâneo. Estejam preparados para uma jornada intelectual empolgante!
O e-book, composto por seis capítulos meticulosamente elaborados por especialistas do universo jurídico, explora questões essenciais nos campos do Direito Penal e Previdenciário, proporcionando uma imersão nas intricadas nuances dessas disciplinas. Cada capítulo, de maneira singular, contribui para a compreensão e a discussão de tópicos que demandam atenção e reflexão no contexto jurídico atual.
No capítulo inaugural, intitulado "Inclusão dos impedimentos de longo prazo para a concessão do benefício de prestação continuada à pessoa com deficiência", os respeitados autores realizam uma análise minuciosa e detalhada da intrincada tramitação para a concessão desse benefício vital. Este capítulo desvela as nuances complexas das limitações de longo prazo, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre como esses aspectos impactam a vida das pessoas com deficiência.
No segundo capítulo, intitulado "A im(possibilidade) da anulação de meação do cônjuge indigno em casos de homicídio doloso", os autores adentram no intricado domínio do Direito Civil e Penal, explorando meticulosamente os desafios e as possibilidades relacionadas à anulação da meação do cônjuge em situações específicas de homicídio doloso. Este capítulo proporciona uma análise meticulosa das complexidades legais envolvidas nesses casos particulares.
O terceiro capítulo, "Procedimento investigativo e a possibilidade do contraditório e da ampla defesa à luz da lei 13.245/2016", conduz o leitor por um exame pormenorizado das implicações legais inerentes ao procedimento investigativo. Destacando as mudanças introduzidas pela lei 13.245/2016, os autores analisam minuciosamente as garantias do contraditório e da ampla defesa, proporcionando uma compreensão profunda das implicações legais desse contexto normativo.
No quarto capítulo, "A prova testemunhal, e seus efeitos na presunção de legitimidade da palavra dos agentes policiais", os autores investigam com diligência os desafios e implicações da prova testemunhal. No contexto específico da presunção de legitimidade das declarações dos agentes policiais, este capítulo oferece uma perspectiva crítica e esclarecedora, desvendando as complexidades e nuances dessa modalidade de prova.
Ao adentrar o quinto capítulo, "Aplicação e efeitos da audiência de custódia no Brasil", o leitor aprofunda-se na análise das audiências de custódia, delineando sua aplicação e os efeitos no sistema jurídico brasileiro. Este tema, de grande relevância no cenário atual, é abordado com riqueza de detalhes, proporcionando uma compreensão abrangente dos impactos desse procedimento no contexto jurídico do país.
Finalmente, o sexto capítulo, "Consequência da morosidade na prestação de serviço ao cidadão: crise estrutural do INSS", realiza uma incursão profunda na impactante crise estrutural que afeta o INSS. Este capítulo oferece insights valiosos sobre os desafios enfrentados por esse órgão, decorrentes da morosidade na prestação de serviços ao cidadão. A análise minuciosa das implicações dessa crise proporciona uma compreensão abrangente dos obstáculos enfrentados pelo sistema previdenciário no Brasil.
Esta coletânea representa uma contribuição significativa para estudiosos, profissionais do direito e demais interessados que buscam uma compreensão aprofundada das questões jurídicas contemporâneas. Cada capítulo, de maneira independente, agrega conhecimento e perspectivas diversificadas, proporcionando uma leitura enriquecedora e elucidativa sobre os desafios jurídicos que permeiam nossa sociedade. Agradecemos aos autores por seu empenho e expertise, que elevaram esta obra à excelência acadêmica.
Desejo uma agradável leitura para todas as leitoras e leitores,

Prof.ª Dr.ª Patrícia Ribeiro.
Editora-chefe da Revista Ibero — Americana de Humanidades, Ciências e Educação.

Biografia do Autor

Adilson Ribeiro, Faculdade Anhanguera

Bacharel em direito (Faculdade Anhanguera – Campinas/SP),  Especialização em Direito e Processo Penal (Faculdade Anhanguera – Campinas/SP). Corretor de imóveis, foi sócio e proprietário da CLG Imóveis no período entre 2007 e 2009, proprietário da imobiliária SCHIAVE IMOVEIS, inaugurada em 2010, na cidade de Indaiatuba.

Erick Ferreira Santos Lins, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia – FDG em Maceió- AL), Estagiário na 14ª vara da Justiça Federal de Alagoas, membro do grupo de estudo e pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, estagiário na defensoria pública de Alagoas no período de 14/10/2022 a 20/01/2023.

Gilvan Elias da Silva Júnior, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Bacharel em Direito  (Faculdade Delmiro Gouveia-FDG), Técnico em Eletrotécnica (Instituto Federal de Alagoas-IFAL). Estagiário no Núcleo de Pratica Jurídica – NPJ. Empresário no segmento de materiais elétricos, resistências elétricas, manutenção industrial e equipamentos gastronômicos localizado em Alagoas. 

Idália de Araújo Fernandes, Faculdade Dominius – FAD

Graduada em Direito (Faculdade Fapan / Universidade Brasil), Pós-Graduando em: Direito e Processo Penal, Direito e Processo do Trabalho e Direito Homoafetivo e de Gênero (Faculdade Dominius – FAD). Graduada em Auxiliar de Enfermagem com mais de 20 anos de atuação na área, em especial, aos pacientes idosos.  

Joseane Silva de Lima, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia - FDG em Maceió/AL), Estagiária na Agência da Previdência Social (Maceió/AL), formada no Curso Profissional de Bombeiros Civil (Maceió/AL).

José Renivan Alves de Melo, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia – FDG em Maceió- AL ). Artesão e decorador, membro do grupo de estudo e pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Madson Manoel Alves Belarmino Filho, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Bacharel em Direito (Faculdade Delmiro Gouveia – FDG), Estagiário na 9º Vara Federal de Maceió/AL, estagiou do Instituto Nacional do Seguro Social.

Rodrigo Matteus Barros Bezerra, Faculdade Delmiro Gouveia-FGD

Graduando em Direito, na Faculdade Delmiro Gouveia- (FGD). Estagiário no Escritório de Advocacia, GERBASE, ARRUDA, GAZZEANO & COUTINHO. Atualmente atuo como Empresário, no ramo de autopeças.

Rose Darlane Mariz de Olivera, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia- FDG em Maceió-AL), Auxiliar Administraivo (Escola técnica de artes da Universidade Federal de Alagoas - Pronatec), Estagiária no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ.

Rosivaldo do Nascimento Marques, Faculdade Delmiro Gouveia - FDG

Graduando em Direito (Faculdade Delmiro Gouveia - FDG), Técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI/AL (2013), Estagiário no Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, Supervisor de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) na MB/Braskem – AL. Atualmente atuo como Coordenador Operacional de Monitoramento de Encosta e Barragens pela GEOPROJETOS/BRASKEM - AL.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Ribeiro, A., Lins, E. F. S., Silva Júnior, G. E. da, Fernandes, I. de A., Lima, J. S. de, Melo, J. R. A. de, … Marques, R. do N. (2023). PERSPECTIVAS JURÍDICAS: DIREITO PENAL E PREVIDENCIÁRIO EM FOCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–373. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12678

Edição

Seção

E-books

Categorias