O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Patrícia Soares da Silva de Souza UNIESC
  • Diogenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11288

Palavras-chave:

Crianças. Educação Infantil. Planejamento.

Resumo

Neste artigo aborda-se o tema planejamento, que deve ser elaborado visando mudanças significativas nas vivências das crianças que frequentam as instituições de educação infantil. No cotidiano da educação infantil ainda existem alguns questionamentos em relação ao planejamento a ser realizado com e para as crianças. Indagações como: o que planejar, que elementos devem estar contidos no planejamento, em que ele deve se pautar e qual a sua importância no desenvolvimento das crianças, necessitam ser esclarecidos para que os professores possam perceber qual a intencionalidade das ações pedagógicas que irão realizar. Pois a prática pedagógica deve ser constantemente planejada e permeada de intencionalidade. E no cotidiano da educação infantil, nas ações orientadas ou não pelo professor, a criança está sempre fazendo novas descobertas e, por isso, os profissionais necessitam ter um olhar sensível para perceber o que as crianças estão indicando, para assim, proporem situações que sejam significativas, que ampliem o repertório cultural e contribuam com o desenvolvimento das crianças de maneira integral.

Biografia do Autor

Maria Patrícia Soares da Silva de Souza, UNIESC

Especialização em Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial – UNIESC.

 

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em biologia pela UFPE. 

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Publicado

2023-10-10

Como Citar

Souza, M. P. S. da S. de, & Coutinho, D. J. G. (2023). O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1606–1622. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11288