O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carla dos Santos Morais Colégio Estadual Jalles Machado
  • Claudia Walkiria Faria de Souza FAVENI
  • Rossatia Byanca Curado de Siqueira FACIB - Faculdades Impactos Brasil
  • Rosilaine Martins Ferreira Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Rosivania Martins Ferreira Costa Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5021

Palavras-chave:

Corporeidade. Movimento. Educação Infantil. Professoras.

Resumo

Entendemos corporeidade como a capacidade do indivíduo de sentir e utilizar o corpo como ferramenta de expressão e interação, e buscamos delinear conceitos de ensino sobre o trabalho envolvendo o corpo e o movimento infantil, bem como as possíveis contribuições do trabalho corporal para o desenvolvimento infantil, e a importância dele em seus procedimentos de ensino no corpo de trabalho. Por outro lado, alguns educadores encontram dificuldades para introduzir a fisicalidade em sua prática, seja por falta de espaço em sala de aula ou por falta de planejamento. Pela relevância da discussão, sugerimos que é necessário aprofundar a instrução da prática docente para determinar, de fato, como os professores trabalham com as crianças nos exercícios físicos, gestuais e de movimento.

 

Biografia do Autor

Carla dos Santos Morais, Colégio Estadual Jalles Machado

Ensino Médio Técnico em Magistério pelo Colégio Estadual Jalles Machado.

Claudia Walkiria Faria de Souza, FAVENI

Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade UNINA, Especialista em Educação Infantil – Anos Iniciais e Psicopedagogia pela FAVENI.

Rossatia Byanca Curado de Siqueira, FACIB - Faculdades Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pela FIAVEC - Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Especial pela FACIB - Faculdades Impactos Brasil.

Rosilaine Martins Ferreira, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela FEICS  - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Rosivania Martins Ferreira Costa, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela FEICS  - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Morais, C. dos S. ., Souza, C. W. F. de ., Siqueira, R. B. C. de ., Ferreira, R. M. ., & Costa, R. M. F. . (2022). O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2125–2136. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5021