A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carla dos Santos Morais Colégio Estadual Jalles Machado
  • Claudia Walkiria Faria de Souza Faculdade UNINA
  • Rossatia Byanca Curado de Siqueira FACIB - Faculdades Impactos Brasil
  • Rosilaine Martins Ferreira Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Rosivania Martins Ferreira Costa Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5019

Palavras-chave:

Limites. Educação. Educação Infantil.

Resumo

: O objetivo deste artigo é analisar como são dadas restrições e “regras” às crianças na educação infantil. Diante da falta de constrangimentos que as crianças têm umas com as outras e com seus educadores, o interesse pelo assunto é tão observado quanto o autoritarismo exacerbado, gritos e ameaças dos adultos. O fato de educadores que não fornecem rotinas para crianças e pais não as seguirem quando elas existem, ajuda as crianças a não entenderem os horários, comportamentos e regras que devem existir e que existem em todos os ambientes em que vivemos. Sejam teóricos tradicionais ou não, todos concordam que as crianças têm melhor convivência social quando as restrições são apresentadas a elas, elas entendem quais atitudes podem ter para que sejam menos tendenciosas e desenvolvam um pensamento crítico-social mais consistente e positivo. É fácil perceber a dificuldade como educador com esse assunto, pois o número de alunos e as questões sociais e familiares que os permeiam também favorecem algum tipo de abandono das regras. Muitos parecem preferir manter as crianças como já são, mesmo alegando que não é responsabilidade da escola, dizendo que a educação se aprende em casa. No entanto, este artigo tenta confirmar que a contenção de crianças é responsabilidade de cada indivíduo, família, escola e sociedade. Restrições não são disciplinas, restrições são regras que facilitam a vida de todos. As crianças são os adultos de amanhã e, portanto, é necessário investir nelas uma educação completa com conteúdo científico e social.

Biografia do Autor

Carla dos Santos Morais, Colégio Estadual Jalles Machado

Ensino Médio Técnico em Magistério pelo Colégio Estadual Jalles Machado.

Claudia Walkiria Faria de Souza, Faculdade UNINA

Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade UNINA,

Rossatia Byanca Curado de Siqueira, FACIB - Faculdades Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pela FIAVEC - Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Especial pela FACIB - Faculdades Impactos Brasil.

Rosilaine Martins Ferreira, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela FEICS  - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Rosivania Martins Ferreira Costa, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela FEICS  - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Morais, C. dos S. ., Souza, C. W. F. de ., Siqueira, R. B. C. de ., Ferreira, R. M. ., & Costa, R. M. F. . (2022). A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2115–2124. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5019