A CANTIGA DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Benedita Maia de Amorim Manfrin Instituto Cuiabano de Educação
  • Dulcineia de Moraes Santos Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Laura Patrícia Amorim Leite Delgado Universidade de Cuiabá
  • Lucilene Cruz de Souza Oliveira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Marenil Alessandra de Siqueira Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Márcia do Socorro Dias Sousa Faculdade Afirmativo
  • Rosineia Pereira Barcelos Avelar Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4673

Palavras-chave:

Cantigas de roda. Música. Educação infantil.

Resumo

: Este artigo objetiva coletar de informações sobre o tema: “Cantigas de roda na Educação Infantil”, para subsidiar a teoria e proporcionar uma visão correta da importância da música para as crianças. Em primeiro lugar, os professores devem discutir a importância de incorporar canções de ninar em suas atividades, pois proporcionam muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Portanto, a escolha do tema justifica-se, pois é mais fácil aprender quando os educadores da educação infantil incorporam a música através das rimas infantis, também traz muito valor ao desenvolvimento cognitivo e movimento das crianças, além disso, também auxilia a criatividade e enriquece o vocabulário do mesmo. A música na primeira infância, além de insumos didáticos e pedagógicos, traz mais tranquilidade e paz ao aprendizado das crianças. A valorização das cantigas de roda na primeira infância e o apoio social do aluno e da comunidade escolar são as marcas deste livro.

Biografia do Autor

Benedita Maia de Amorim Manfrin, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Dulcineia de Moraes Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Laura Patrícia Amorim Leite Delgado, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá.

Lucilene Cruz de Souza Oliveira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Marenil Alessandra de Siqueira Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Márcia do Socorro Dias Sousa, Faculdade Afirmativo

Graduada 2ª Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Rosineia Pereira Barcelos Avelar, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Manfrin, B. M. de A. ., Santos, D. de M. ., Delgado, L. P. A. L. ., Oliveira, L. C. de S. ., Ribeiro, M. A. de S., Sousa, M. do S. D. ., & Avelar, R. P. B. . (2022). A CANTIGA DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1380–1390. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4673