ATIVIDADES OPERACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana da Silva Nonato Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Helena Aparecida de Faria Faculdade Afirmativo
  • Jeane Laura de Almeida Flores Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG
  • Lucilene Cruz de Souza Oliveira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Raianne Bruna da Silva Rocha Universidade Norte do Paraná - Unopar
  • Rosinéia Pereira Barcelos Avelar Faculdades das Águas Emendadas – FAE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8683

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Atividades Operacionais. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo parte da resposta ao seguinte questionamento: Qual a importância das atividades funcionais na educação infantil? O objetivo, desenvolvido a partir da experiência da prática do currículo obrigatório orientado da educação infantil, é evidenciar a união entre teoria e prática. Orientados pela perspectiva histórico-cultural da abordagem de pesquisa qualitativa, nossa pesquisa se concentra em explicar o desenvolvimento da criança segundo Vygotsky, destacando os pontos-chave do desenvolvimento, e apresentamos o papel do professor perante esta corrente teórica e, por fim apresentamos a resposta a questão proposta.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Nonato, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá –UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Helena Aparecida de Faria, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá  - UNIC, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo.

 

Jeane Laura de Almeida Flores, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC. Especialista em Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Lucilene Cruz de Souza Oliveira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Raianne Bruna da Silva Rocha, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNICESUMAR. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná - Unopar.

Rosinéia Pereira Barcelos Avelar, Faculdades das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Educação Infantil e Especial pelas Faculdades das Águas Emendadas – FAE.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Nonato, A. da S. ., Faria, H. A. de ., Flores, J. L. de A. ., Oliveira, L. C. de S. ., Rocha, R. B. da S. ., & Avelar, R. P. B. . (2023). ATIVIDADES OPERACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1413–1421. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8683