INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Adriana da Silva Nonato Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Helena Aparecida de Faria Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Jeane Laura de Almeida Flores Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG
  • Lucilene Cruz de Souza Oliveira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Raianne Bruna da Silva Rocha Universidade Norte do Paraná - Unopar
  • Rosinéia Pereira Barcelos Avelar Faculdades das Águas Emendadas – FAE
  • Maria Conceição Cerqueira Caldas Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8684

Palavras-chave:

Educação Emocional. Inteligência Emocional. Primeira Infância.

Resumo

Considerando as dificuldades dos educadores e até mesmo dos familiares em lidar com comportamentos agressivos e inesperados das crianças, o objetivo deste ensaio teórico foi explicar o conceito de inteligência emocional, sua definição e significado, para entender quais estratégias podem ser utilizadas pelos professores. e instituições educacionais. proporcionar educação afetivo-emocional. Analisando o desenvolvimento emocional desde o início da vida, queremos identificar propostas que ajudem os participantes a desenvolver melhor as habilidades afetivas dos pequenos. Verificou-se que se a abordagem emocional começar cedo, o bebê tem mais chances de se tornar um adulto responsável e consciente, o que exige trabalhar a inteligência emocional tanto na família quanto no ambiente educacional. Uma atividade é apresentada para ajudar as crianças a entender e gerenciar suas emoções.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Nonato, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá –UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Helena Aparecida de Faria, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá  - UNIC, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Jeane Laura de Almeida Flores, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Lucilene Cruz de Souza Oliveira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Raianne Bruna da Silva Rocha, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNICESUMAR. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná - Unopar.

Rosinéia Pereira Barcelos Avelar, Faculdades das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Educação Infantil e Especial pelas Faculdades das Águas Emendadas – FAE.

Maria Conceição Cerqueira Caldas, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.  Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas. 

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Nonato, A. da S. ., Faria, H. A. de ., Flores, J. L. de A. ., Oliveira, L. C. de S. ., Rocha, R. B. da S. ., Avelar, R. P. B. ., & Caldas, M. C. C. . (2023). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1422–1428. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8684