ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS BASEADO NO USO DO PLANO CARTESIANO E DE ÂNGULOS: LATITUDE E LONGITUDE PARA LOCALIZAR PONTOS NA TERRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30540

Palavras-chave:

Coordenadas Geográficas. Educação Matemática. Ensino de Geografia. Interdisciplinaridade. Plano Cartesiano.

Resumo

O presente estudo analisou o ensino de coordenadas geográficas baseado no uso do plano cartesiano e dos conceitos de latitude e longitude, e suas contribuições para a compreensão da localização de pontos na Terra por alunos do Ensino Secundário da Cidade do Uíge, Angola. A pesquisa fundamenta-se na necessidade de fortalecer a articulação entre Matemática e Geografia, favorecendo uma aprendizagem contextualizada e significativa na localização espacial. Metodologicamente, adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Os participantes são alunos do Ensino Secundário, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: ficha de observação, questionários diagnósticos, atividades práticas, diário de campo e análise das produções dos alunos. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, complementada por estatística descritiva simples. Os resultados evidenciaram que a utilização do plano cartesiano como estratégia didática favoreceu a compreensão dos conceitos de latitude, longitude, paralelos e meridianos, possibilitando aos alunos relacionar conhecimentos matemáticos com a representação cartográfica e localização de pontos na superfície terrestre. Conclui-se que a integração entre Matemática e Geografia constitui uma estratégia pedagógica pertinente para o ensino das coordenadas geográficas, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

27 58

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Morais Cuquigia Maindo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge

    Docente no Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, ISCED-Uíge. Doutoranda em Educação Científica, com ênfase em Matemática e Tecnológia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP Brasil. Mestre em Ensino de Matemática pelo ISCED-Sumbe e Graduada em Matemática pela Universidade Agostinho Neto UAN-Angola.

  • Morais João Fernando, Universidade Europeia del Atlântico

    Doutorando em Projectos, com ênfase em Ambiente, Universidade Europeia del Atlântico, Santandre, Província de Cântabra, Espanha.  Mestre em Gestão e Auditorias ambientais, pela mesma Universidade. Auditor ambiental. Licenciado em Ensino de Geografia pelo ISCED/UÍGE. Professor de Geografia no Ensino Geral.

  • Felisberto Morais Oliveira, Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge

    Graduando em Ensino de Geografia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, ISCED-Uíge.

Downloads

Publicado

2026-09-23

Como Citar

Maindo, C. M. C., Fernando, M. J., & Oliveira, F. M. (2026). ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS BASEADO NO USO DO PLANO CARTESIANO E DE ÂNGULOS: LATITUDE E LONGITUDE PARA LOCALIZAR PONTOS NA TERRA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(9), 1-20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30540