AS CANÇÕES DE MIMAR NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA CRECHE: CANÇÃO MIMADA, CRIANÇA ENCANTADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9577Palavras-chave:
Música. Canções Mimadas. Jardim de Infância. Creche.Resumo
Este artigo apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitulou-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto pela música e cantar canções. Na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasmá-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto a metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação e metodologia de ensino baseou-se no modelo curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos. Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e, acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e contentamento pelo trabalho desenvolvido; as crianças adquiriram novas competências e ampliaram também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY