ESTILOS E GÉNEROS MUSICAIS NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E PERSPETIVAS FUTURAS

Autores

  • Sidónio Manuel da Costa Oliveira Instituto de Educação – Universidade do Minho
  • António José Pacheco Ribeiro Instituto de Educação – Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.615

Palavras-chave:

Ensino Público. Ensino Vocacional da Música. Ensino Artístico Especializado. Educação Musical.

Resumo

O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possibilitar a adoção de estratégias e medidas político-culturais que consolidem os projetos educativos das escolas intervenientes, reforçando a sua autonomia pedagógica e as insira, efetivamente, nas suas comunidades locais/regionais, mas também na educação global de todos os indivíduos.

 

Biografia do Autor

Sidónio Manuel da Costa Oliveira, Instituto de Educação – Universidade do Minho

Licenciatura em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, tendo sido o melhor aluno finalista da Licenciatura - Música no ano letivo de 2011/2012. Concluiu o Mestrado em Educação Musical do Ensino Básico e Secundário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança no ano letivo 2013/2014. Tem lecionado Educação Musical, Expressão Musical e Atividade Lúdica-Expressiva em Escolas Básicas. Atualmente, leciona Expressão Musical, Culturas Musicais em Contexto e Oficina de Animação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Frequenta o Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Artística - Educação Musical do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Seus interesses de pesquisa são Educação Musical, Expressão Musical, pedagogias musicais no ensino básico e secundário, e as políticas educacionais de ensino de música. E-mail: sidonio.oliveira@ipb.pt.

António José Pacheco Ribeiro, Instituto de Educação – Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Realizou a parte letiva do Curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. O seu interesse de pesquisa centra-se no ensino artístico especializado da música em Portugal, e  na etnomusicologia e música tradicional, áreas em que tem desenvolvido diversos projetos de interação com a sociedade. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). E-mail: antoniopacheco@ie.uminho.pt.

 

Downloads

Publicado

27/02/2021

Como Citar

Oliveira, S. M. da C. ., & Ribeiro, A. J. P. . (2021). ESTILOS E GÉNEROS MUSICAIS NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E PERSPETIVAS FUTURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 13. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.615