A MÚSICA E PALAVRA NO JARDIM-DE-INFÂNCIA: APRENDENDO CANTANDO HISTÓRIAS

Autores

  • Virginie Almeida de Freitas Universidade do Minho-Portugal
  • António José Pacheco Ribeiro Universidade do Minho-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.970

Palavras-chave:

Music and Books. Stories. Children. Preschool education.

Resumo

O projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias, foi desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em Portugal,  numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, e adveio do interesse do grupo de crianças pela música e pela audição de histórias. O objetivo principal do projeto centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a música e com as histórias no sentido de promover competências nas áreas da música e da linguagem. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas.

 

Biografia do Autor

Virginie Almeida de Freitas, Universidade do Minho-Portugal

Licenciada em Educação Básica pela Universidade do Minho. Concluiu o Mestrado em Educação Pré-Escolar, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano de 2018. Desde essa altura exerce funções como Educadora de Infância no Colégio Dom Diogo de Sousa.

António José Pacheco Ribeiro, Universidade do Minho-Portugal

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Freitas, V. A. de, & Ribeiro, A. J. P. . (2021). A MÚSICA E PALAVRA NO JARDIM-DE-INFÂNCIA: APRENDENDO CANTANDO HISTÓRIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 362–374. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.970