COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL SOB NOVO ÂNGULO: UMA BREVE ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA CICL

Autores

  • Adriano Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • El Jackeson da Silva Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Timóteo Fontenele Nascimento Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9373

Palavras-chave:

Cooperação Jurídica Internacional. Direito Internacional. CICL.

Resumo

O presente trabalho se dedicou a estudar os aspectos definidos tradicionalmente na doutrina como componentes da Cooperação Jurídica Internacional. A seguir, o estudo se expandiu para uma possível evolução do instituto de cooperação na figura do Centro Internacional de Cooperação Legal (CICL). A pesquisa procurou compreender a entidade e investigou sua atuação pontualmente a partir do ano de 1994 buscando acompanhar sua atividade nas mais diversas áreas de direito nos países selecionados. Por fim, o artigo procurou entender como uma entidade nesses moldes seria de utilidade ao nosso ordenamento e como uma adaptação seria possível considerando o contexto histórico-cultural do nosso país.

Biografia do Autor

Adriano Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Diretor e professor da Universidade Federal do Amazonas. Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (2019). Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Castilha la Mancha, na Espanha (2014). Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2005).

El Jackeson da Silva Santos, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do 8º período de Direito. 

Timóteo Fontenele Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do 8º período de Direito. 

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Ferreira, A. F., Santos, E. J. da S., & Nascimento, T. F. (2023). COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL SOB NOVO ÂNGULO: UMA BREVE ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA CICL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1610–1629. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9373