NORMAS DE PROTEÇÃO INTERNACIONAL AO CLIMA E A ATMOSFERA

Autores

  • Gabrielle Ferreira Dorneles Universidade Federal do Amazonas
  • Mariana Akel Abrahão Universidade Federal do Amazonas
  • Adriano Fernandes Ferreira Universidad de Santiago de Compostela - USC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7584

Palavras-chave:

Direito Internacional. Meio Ambiente. Proteção Ambiental. Convenção. Acordo. Brasil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo e análise das normas internacionais de proteção ao clima e atmosfera. Por se tratar de tema de pertinência mundial, imperiosa é a menção às normas de direito internacional com escopo de preservação ao meio ambiente. Destacam-se na ordem internacional, a Convenção de Viena e as suas disposições acerca de Direito dos tratados, bem como o Protocolo de Montreal, além dos aspectos relacionados à Convenção-Quadro das Nações Unidas e o consequente Protocolo de Kyoto que objetivam a diminuição do problema do “efeito estufa”, entre outros acordos importantes citados. Além disso foi abordado também a participação do Brasil diante desses acordos e convenções. Por fim, concluir-se-á acerca da necessidade de os países aderirem e cumprirem os referidos tratados a fim de que seja preservado o meio ambiente no planeta Terra. 

Biografia do Autor

Gabrielle Ferreira Dorneles, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Direito na Universidade Federal do Amazonas.

Mariana Akel Abrahão, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Direito na Universidade Federal do Amazonas. 

Adriano Fernandes Ferreira, Universidad de Santiago de Compostela - USC

Pós-Doutor em Direito pela Universidad de Santiago de Compostela - USC, Espanha (2019). Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Castilla-La Mancha - UCLM, na Espanha (2014). Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (2005). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (2001).

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Dorneles, G. F. ., Abrahão, M. A. ., & Ferreira, A. F. . (2022). NORMAS DE PROTEÇÃO INTERNACIONAL AO CLIMA E A ATMOSFERA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 816–830. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7584