A CONTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO PRISIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS-RS

Autores

  • Givago Martin de Souza Ulbra
  • Augusto Rostirolla Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Jeronimo Prade da Silva Uninter
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cássio Samuel Dick Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cristiane Nicoloso Moro Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Palavras-chave:

Complexo prisional. Município de Charqueadas. Multidimensionalidade.

Resumo

Caros leitores, é uma honra tratar sobre um livro que certamente despertará sua curiosidade e interesse. Trata-se da obra intitulada "A contribuição do Complexo Prisional para o desenvolvimento do município de Charqueadas-RS".

O objeto da pesquisa para a composição do livro- a cidade de Charqueadas, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Com uma população de aproximadamente 41 mil habitantes, a cidade é conhecida por seu papel histórico na produção de charque que era exportada para diversas partes do mundo durante o século XIX.

Atualmente, a economia de Charqueadas é diversificada, mas ainda tem forte presença do setor industrial, com destaque para o Complexo Prisional de Charqueadas, que é uma das maiores unidades prisionais do estado. Além disso, a cidade tem um parque tecnológico, que abriga empresas de diversos setores, e um centro de pesquisa em energia solar.

A cidade de Charqueadas também tem atrações turísticas, como o Museu do Charque e o Balneário Passo do Umbu, um local de lazer e descanso às margens do Rio Jacuí. A cidade ainda tem uma rica tradição cultural, com festas típicas e manifestações artísticas, como o Encontro de Trovadores e o Festival da Canção de Charqueadas. Este potente cenário, dá luz à aludida obra.

O livro em questão apresenta uma análise aprofundada e criteriosa sobre o impacto do Complexo Prisional na economia e na sociedade do município de Charqueadas. A partir de uma abordagem multidisciplinar que engloba áreas como a sociologia, a economia e a política, os autores nos conduzem por uma jornada de reflexão sobre a realidade prisional e o seu impacto na região.

Ao longo das páginas do livro, somos apresentados a um panorama histórico sobre a criação do Complexo Prisional e o seu papel no desenvolvimento econômico de Charqueadas-RS. Os autores também exploram questões como a geração de empregos e renda, a infraestrutura da região e as implicações políticas e sociais da presença de uma grande unidade prisional.

Além disso, o livro também aborda questões relacionadas à reinserção social dos detentos e à importância do trabalho e da educação no processo de ressocialização. Os autores destacam ações e projetos que visam a capacitação e formação dos presos, contribuindo assim para a sua reinserção na sociedade.

Em resumo, "A contribuição do Complexo Prisional para o desenvolvimento do município de Charqueadas-RS" é uma obra extremamente relevante e atual, que nos convida a refletir sobre um tema tão importante e complexo como o sistema prisional brasileiro. Com uma abordagem interdisciplinar e uma linguagem acessível, os autores nos proporcionam uma visão ampla e crítica sobre a realidade prisional e suas implicações no desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Givago Martin de Souza, Ulbra

Administração, Ulbra. 

Augusto Rostirolla, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

 Formado em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Jeronimo Prade da Silva, Uninter

Marketing- Uninter.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Formado em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Cássio Samuel Dick, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Cristiane Nicoloso Moro, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Souza, G. M. de ., Rostirolla, A. ., Silva, J. P. da ., Oliveira, A. D. de ., Dick, C. S. ., & Moro, C. N. . (2023). A CONTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO PRISIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS-RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–70. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8547

Edição

Seção

E-books

Categorias