AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Del Sol- UNADES- PY
  • Jefferson Florencio Rozendo Abilene Christian University- ACU- EUA
  • Sílvia Diener Cavalcanti PROFEI – UNESP
  • Giselle Carmo Maia Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Gilson Alves Ribeiro UNICSUL
  • Luciana Siqueira de Carvalho UNYHANA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8097

Palavras-chave:

Educação. Escola. Aluno.

Resumo

O presente estudo teve como propósito analisar de forma geral, como as instituições de ensino lidam com as metodologias didáticas e escolares, além de debater sobre a relação aluno-professor em sala de aula. A metodologia utilizada foi a qualitativa, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas atuais e futuras sobre a temática em questão, discutindo os problemas e explorando materiais, artigos e fontes de referência em um contexto bibliográfico. Por fim, analisamos a relação aluno-professor em sala de aula, mostrando como se dar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Assim, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas acadêmicas na área, além de oportunizar um amplo debate sobre a temática proposta.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidade Del Sol- UNADES- PY

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES (PY), Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba - UFPB.  

Jefferson Florencio Rozendo, Abilene Christian University- ACU- EUA

Doutorando em Educação – ACU (EUA), Mestre em Educação ACU (EUA), Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – IFCE.

Sílvia Diener Cavalcanti, PROFEI – UNESP

Mestranda PROFEI – UNESP, Especialista em Educação com ênfase no ensino médio – UNB.

Giselle Carmo Maia, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em Educação – UFT, Especialista em Planejamento em Projetos Sociais – UNITINS e em Formação em Educação a Distância – UNIP.

Gilson Alves Ribeiro, UNICSUL

Mestrando em Ensino de Ciências – UNICSUL.

Luciana Siqueira de Carvalho, UNYHANA

Especialista em Psicopedagogia – Faculdade Serra Geral, Especialista em Gestão, Coordenação e Pedagógica e Orientação Educacional – UNYHANA.

Downloads

Publicado

10/01/2023

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. ., Rozendo, J. F. ., Cavalcanti, S. D. ., Maia, G. C. ., Ribeiro, G. A. ., & Carvalho, L. S. de . (2023). AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 847–855. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8097