UM ESTUDO ACERCA DOS ELEMENTOS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES- PY
  • Michel da Costa Anhanguera – SP
  • Melca Moura Brasil Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9113

Palavras-chave:

Plano de ensino. Objetivos. Aprendizagem. Planejamento Escolar.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica realizada acerca de elementos conceituais e desdobramentos concernentes ao plano de ensino. Utilizou-se coleta de dados em obras que versam sobre essa temática. A partir da análise realizada foi possível reafirmar que o planejamento é imprescindível em toda ação docente, sendo que o mesmo possui como elementos os dados de identificação, os objetivos, os conteúdos, as estratégias, os recursos de ensino e a avaliação. Os objetivos destacaram-se como o elemento mais relevantes do plano de ensino de onde derivam os demais. A pesquisa desvelou que o plano de ensino tem como principal objetivo a aprendizagem do aluno no que tange às práticas de ensino significativas e intencionais.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES- PY

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES (PY), Mestre em Filosofia – UFPB, Licenciatura em Matemática UNIASSELVI.

Michel da Costa, Anhanguera – SP

Doutor em Educação Matemática, Anhanguera – SP. Mestre em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo.

Melca Moura Brasil, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação em Ciências e Matemática – UFG.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Matos, D. de V. ., Guerra, A. de L. e R. ., Costa, M. da ., & Brasil, M. M. . (2023). UM ESTUDO ACERCA DOS ELEMENTOS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 100–108. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9113