PANORAMA DO ANALFABETISMO E ALFABETISMO FUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE A PLAUSIVIDADE DOS INDICADORES

Autores

  • Adriano Menino de Macêdo Júnior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Helena Perpetua de Aguiar Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Gledson de Paiva Ferreira Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES
  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES
  • Elio Pessoa Cazuza universidade federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Fabiano Rodrigues Marques Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT
  • Giselle Carmo Maia Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9101

Palavras-chave:

Analfabetismo. Alfabetismo Funcional. Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento panorâmico do perfil do analfabetismo e alfabetismo funcional na população jovem e adulta residente no Brasil, com recorte sincrônico de 2001 até 2020, por meio dos dados obtidos das seguintes plataformas: Indicador de Alfabetismo Funcional e Observatório do Plano Nacional de Educação. Os dados coletados no INAF revelam que, desde 2001 até o ano de 2018, os índices de analfabetismo no país caíram acentuadamente, enquanto os níveis de alfabetismo no Brasil progrediram de categoria ano após ano. O analfabetismo caiu de 12%, nos anos de 2001 e 2002, para 8%, em 2015. Com base no OPNE, o analfabetismo funcional, entre os jovens a partir dos 15 anos ou mais de idade, com taxas que variaram de 27%, em 2001, para 14%, em 2019. Conclusão: Diante disso, todos os documentos criados e implementados: os PCNs, a LDB, os DCNs, o PNE e a BNCC, a educação transfiguram-se em uma nova realidade para a população brasileira. A luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, que atinja a todos indistintamente, deve continuar, até que os indicadores de analfabetismo sejam zerados e os de alfabetismo funcional atinjam a totalidade da população brasileira.

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Professor de Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, cientista e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura – GPELL; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6367-1088.

Helena Perpetua de Aguiar Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Professora Mestre, na Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Doutoranda Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3901-6918. 

Gledson de Paiva Ferreira, Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos; Professor na Prefeitura Municipal de Praia Grande e mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional – Práticas Docentes no Ensino Fundamental - Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4677-7141. 

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES

Professor Doutor, no Programa de Mestrado Profissional - Práticas Docentes no Ensino Fundamental - Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES; Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5951-7870.

Elio Pessoa Cazuza, universidade federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Professor Doutor, nos cursos de graduação em engenharia civil e farmácia – Centro Universitário Natalense – UNICEUNA; Doutor em Ciências climáticas pela universidade federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1722-9744. 

Fabiano Rodrigues Marques, Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação pela Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT. Licenciatura Plena em Educação Física – UNIRG/TO; Especialista em Fisiologia do Exercício – pela Universidade Veigas de Almeida – UVA/RJ; Professor no Instituto Federal de Educação do Tocantins – IFTO. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5436-9781.

Giselle Carmo Maia, Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação na Universidade da Maturidade – PPPGE/UFT, Especialista em Planejamento em Projetos Sociais – UNITINS e em Formação em Educação a Distância – UNIP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4457-188X. 

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Macêdo Júnior, A. M. de ., Ferreira, H. P. de A. ., Ferreira, G. de P. ., Costa, M. da ., Cazuza, E. P. ., Marques, F. R. ., & Maia, G. C. . (2023). PANORAMA DO ANALFABETISMO E ALFABETISMO FUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE A PLAUSIVIDADE DOS INDICADORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 81–99. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9101