PANORAMA DO ANALFABETISMO E ALFABETISMO FUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SOBRE A PLAUSIVIDADE DOS INDICADORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9101Palavras-chave:
Analfabetismo. Alfabetismo Funcional. Educação.Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento panorâmico do perfil do analfabetismo e alfabetismo funcional na população jovem e adulta residente no Brasil, com recorte sincrônico de 2001 até 2020, por meio dos dados obtidos das seguintes plataformas: Indicador de Alfabetismo Funcional e Observatório do Plano Nacional de Educação. Os dados coletados no INAF revelam que, desde 2001 até o ano de 2018, os índices de analfabetismo no país caíram acentuadamente, enquanto os níveis de alfabetismo no Brasil progrediram de categoria ano após ano. O analfabetismo caiu de 12%, nos anos de 2001 e 2002, para 8%, em 2015. Com base no OPNE, o analfabetismo funcional, entre os jovens a partir dos 15 anos ou mais de idade, com taxas que variaram de 27%, em 2001, para 14%, em 2019. Conclusão: Diante disso, todos os documentos criados e implementados: os PCNs, a LDB, os DCNs, o PNE e a BNCC, a educação transfiguram-se em uma nova realidade para a população brasileira. A luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, que atinja a todos indistintamente, deve continuar, até que os indicadores de analfabetismo sejam zerados e os de alfabetismo funcional atinjam a totalidade da população brasileira.
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