SEGURANÇA DO TRABALHO EM AMBIENTES ACADÊMICOS

Autores

  • Nedilson José Gomes de Melo Universidad del Sol – UNADES (PY)
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidad del Sol – PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8900

Palavras-chave:

SESMT. Segurança do trabalho. Segurança em ambientes escolares.

Resumo

As preocupações com a segurança e saúde escolar raramente recebem muita atenção do público em geral. No entanto, este é um assunto ao qual os administradores escolares devem ter muita atenção. Muitas pessoas acreditam que as escolas não precisam discutir esse tema por causa de uma política pouco clara sobre sua inclusão no planejamento anual. Mas qualquer instituição educacional precisa ter uma agenda clara para suas iniciativas de segurança e saúde. Incluídas nesta agenda devem estar as discussões sobre como a escola prevenirá que alunos, professores, funcionários da escola e outros profissionais se machuquem ou fiquem doentes. A falta de planejamento adequado por parte das escolas as deixa vulneráveis a cair em condições precárias. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e também de um estudo de caso, realizado na Escola Epitácio Pessoa tendo a seguinte questão problema: "Qual a Importância da segurança do trabalho em ambientes escolares da educação profissional?”. Para conseguir responder esta questão, é necessário o seguinte objetivo geral de Compreender a Importância da segurança do trabalho em ambientes escolares da educação profissional. O presente estudo, verificou a necessidade da conscientização da segurança, higiene e saúde do trabalho em todos os ambientes principalmente no ambiente escolar, com os dados da pesquisa, foi possível evidenciar que o local escolhido para estudo, possuía uma baixa segurança, tanto para os alunos quanto para os profissionais que habitam ali.

Biografia do Autor

Nedilson José Gomes de Melo, Universidad del Sol – UNADES (PY)

Mestre em Ciências da Educação – UNADES (PY), Especialista em Engenharia de Segurança do trabalho UCAM, Bacharel em Engenharia de Produção – UNINTER. 

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidad del Sol – PY

Doutorando em Ciências da Educação – Universidad del Sol – PY, Mestre em Filosofia - UFPB.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Melo, N. J. G. de ., & Guerra, A. de L. e R. . (2023). SEGURANÇA DO TRABALHO EM AMBIENTES ACADÊMICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 790– 798. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8900