DIFERENTES MODOS DE DELINEAR PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica –PUCRS
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidad del Sol –PY
  • Eleno Marques de Araújo Pontifícia Universidade Católica –PUCGO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8085

Palavras-chave:

Delineamento. Pesquisas acadêmicas. Tipos de pesquisas.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo teórico cujo objetivo é auxiliar pesquisadores iniciantes apresentando soluções para algumas dúvidas sobre diferentes modos de delinear pesquisas acadêmicas. Para tanto, foi proposto a seis ingressantes de um curso de doutorado em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade privada localizada em Porto Alegre, RS, que elaborassem dúvidas que ainda possuíam sobre pesquisas acadêmicas. Ao todo, 53 questões foram elaboradas, entre as quais foram identificadas nove sobre delineamento de pesquisas acadêmicas. Estas foram agrupadas conforme similaridades entre seus significados, emergindo assim três categorias: níveis de pesquisas acadêmicas; etapas da pesquisa; alguns tipos de pesquisas. Conclui-se que as pesquisas acadêmicas podem ser classificadas em monografia, dissertação e tese para diferenciar o grau de graduado, mestre ou doutor, respectivamente. Também, percebeu-se que, quanto melhor delimitados estiverem o problema e os objetivos de pesquisa, mais claro será o delineamento das demais etapas da pesquisa. Ainda, verificou-se que, enquanto pesquisas bibliográficas utilizam como fonte investigações já publicadas e legitimadas pela comunidade científica, as pesquisas narrativas e suas variantes preocupam-se mais em narrar as experiências e as visões de mundo de grupos sociais menos reconhecidos.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica –PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica –PUCRS.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidad del Sol –PY

Doutorando em Ciências da Educação –Universidad del Sol –PY, Mestre em Filosofia, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Eleno Marques de Araújo, Pontifícia Universidade Católica –PUCGO

Doutor em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica –PUCGO.

Downloads

Publicado

06/01/2023

Como Citar

Matos, D. de V. ., Guerra, A. de L. e R. ., & Araújo, E. M. de . (2023). DIFERENTES MODOS DE DELINEAR PESQUISAS ACADÊMICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 806–816. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8085

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)