FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Eleno Marques de Araújo Universidad del Sol - PY
  • Vania Maria de Oliveira Vieira PUC-SP
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidad del Sol – PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8796

Palavras-chave:

Percepção. Representações sociais. Filosofia. Fenomenologia.

Resumo

As representações sociais, significam o modus operandi do sujeito no meio social em que vive, isto é, como cada pessoal ou grupo de indivíduos age, percebe, compreende e comunica aos outros sua própria compreensão do ente em tela. As formas de representá-lo socialmente constituem as representações sociais. O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar como a fenomenologia atua na percepção e representações sociais, utilizando as bases filosóficas de alguns pensadores como respaldo para a pesquisa em questão. Pelo estudo que realizamos em Merleau-Ponty e Moscovici concluímos que, de fato, não iniciamos a cada amanhecer um novo processo de conhecimento, mas sempre partimos da herança histórico-cultural sobre a qual nossa geração se ergue. Neste sentido, percebemos que Marková (2017) tem razão ao afirmar que Moscovici fez uso de dados estudados por Merleau-Ponty. Ao longo desse ensaio procuramos discutir e demonstrar alguns pontos de proximidade e de distanciamentos entre os dois teóricos, chegando a conclusão que o novo processo de conhecimento não ocorre de forma efetiva.

Biografia do Autor

Eleno Marques de Araújo, Universidad del Sol - PY

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol - PY, Doutor em Ciências da Religião - PUC-GO

Vania Maria de Oliveira Vieira, PUC-SP

Doutora em Educação - PUC-SP

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidad del Sol – PY

Doutorando em Ciências da Educação – Universidad del Sol – PY, Mestre em Filosofia - UFPB

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Araújo, E. M. de ., Vieira, V. M. de O. ., & Guerra, A. de L. e R. . (2023). FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 220–239. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8796