MEDIDAS PROTETIVAS E DE SEGURANÇA DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO E O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Sônia Maria Rodrigues do Nascimento Universidade Anhanguera
  • Gizelda Rodrigues de Araújo Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1362

Palavras-chave:

Medidas Protetivas. Meio Ambiente de Trabalho. Acidente de Trabalho. Enfrentamento da Covid-19.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre as normas de segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, apontando algumas medidas protetivas e de segurança que minimizariam as consequências desastrosas tanto para o trabalhador quanto para o INSS, ressaltando ainda sobre o enfrentamento da covid-19 no meio  ambiente de trabalho e as medidas restritivas  adotadas. Mesmo sabendo que o Brasil contém uma das legislações mais avançadas em matéria de saúde do trabalhador, por que ainda é assustador o número e acidentes e doenças no meio ambiente do trabalho? O referido estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento, com uma abordagem qualitativa e exploratória com relação ao objetivo. Pautada num arcabouço teórico  inerentes a  doutrinas de autores que discorrem sobre o assunto, artigos, sites  e a legislação brasileira. A pesquisa abordou sobre os diferentes tipos de meio ambientes, dando maior ênfase ao meio ambiente do trabalho, sobre os acidentes de trabalho, as medidas preventivas e discorreu sobre as medidas preventivas no contexto da Covid-19. O resultado do estudo apontou que     não basta a previsão do PPRA e PCMSO, mas o apontamento e cumprimento de medidas capazes de elidir ou reduzir o risco ocupacional e para tanto  é preciso que o empregador tenha  a obrigação de zelar pela conservação da saúde de seus empregados, sendo que quanto maior for a exposição do empregado a riscos  ambientais do trabalho, maior deverá  ser o cuidado e a prevenção de acidentes. Demonstrando ainda preocupação inerente ao  enfrentamento do covid-19 que trouxe várias   consequências sobre o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Sônia Maria Rodrigues do Nascimento, Universidade Anhanguera

Doutora, especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp; Graduada em Direito pela UNIVERSO; Graduada em Pedagogia pela PUC-Goiás.

Gizelda Rodrigues de Araújo , Universidade Salgado de Oliveira

Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino (UNIVERSO); Especialista em Biologia (UFLA); Especialista em Gestão Ambiental (FASEM); Pós-graduanda em Direito Civil (PUC-Minas). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEG); Licenciatura Plena em Biologia (UEG); Licenciatura Plena em Física (UFG); Bacharelanda em Direito (UEG).

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Nascimento, S. M. R. do ., & Gizelda Rodrigues de Araújo. (2021). MEDIDAS PROTETIVAS E DE SEGURANÇA DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO E O ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 169–189. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1362