TRABALHO DOMÉSTICO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Gizelda Rodrigues de Araújo Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Sônia Maria Rodrigues do Nascimento Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1425

Palavras-chave:

Empregado doméstico. Direitos. Lei complementar 150/2015. pandemia do coronavirus.

Resumo

O referido trabalho parte do pressuposto de que a Lei  N. 150/2015 veio dar  nova roupagem à categoria, retirando aquele elo de aproximação dentro do núcleo familiar que antes existia, passando agora   a vigorar como uma relação comercial. No entanto, questiona-se: Ante o crescimento normativo dessa categoria, quais os impactos causados para os empregados e empregadores domésticos frente à nova legislação vigente no mercado de trabalho em tempos de pandemia do covid-19? Para tanto, objetiva-se analisar os impactos causados pela pandemia do coronavírus nos empregados domésticos e  os efeitos da  legislação em  meio a relação abalada entre empregado e empregador, bem como  a evolução histórica dessa categoria. Utilizou-se  de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e aponta como resultado: A Lei trouxe consigo um  novo comando normativo, como a equiparação dos direitos para os trabalhadores  domésticos com os demais empregados  com empregos formais, impondo também os deveres tanto para  uma parte  quanto para a outra considerando de forma positiva, tais avanços. E no tocante a crise atual, a pandemia contribuiu para que a situação dessa categoria, estimada em mais de seis milhões de trabalhadoras, estão se sentindo divididas entre a recomendação de ficar em casa e se proteger, e a necessidade de sair para  pagar contas. 

Biografia do Autor

Gizelda Rodrigues de Araújo, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Pós-graduada em Biologia(UFLA); Pós-graduada em Métodos e técnicas de ensino (UNIVERSO); Pós- graduada em Gestão ambiental (FASEM); Pós-graduanda em Direito Civil (PUC- Minas); Graduada em Pedagogia (UEG); Graduada em Licenciatura em Física(UFG); Graduada em Biologia (UEG); Graduanda em Bacharelado em Direito (UEG).

Sônia Maria Rodrigues do Nascimento, Universidade Salgado de Oliveira

Pós-graduação Lato sensu em Planejamento Educacional.- Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO; Pós-graduação Lato sensu em Direito e processo do trabalho - Universidade anhanguera UNIDERP; Pós-graduação Lato sensu em Advocacia trabalhista - Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO; Licenciatura em Pedagogia – Universidade Católica de Goiás – PUC; Bacharel em Direito - Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Araújo, G. R. de ., & Nascimento, S. M. R. do . (2021). TRABALHO DOMÉSTICO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 695–710. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1425

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)