A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19161Palavras-chave:
Abandono escolar. Ensino Fundamental. Escola.Resumo
Este artigo buscou identificar fatores determinantes de evasão escolar na Educação Básica. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática (RS) por meio do Methodi Ordinatio no período temporal de 2018 a 2023, as bases de dados utilizadas foram: Web of Science, Scopus e Science Direct, com os descritores "School dropout" AND "Elementary school" AND "School". Elencaram-se inicialmente um total bruto de 249 artigos (Science Direct - n= 185; Scopus - n= 20; Web of Science - n= 44). Após os critérios de exclusão, foram selecionados 23 artigos que contemplaram a temática. Nota-se que são grandes os desafios que o sistema educacional enfrenta nos dias atuais. Os resultados desse estudo, apontaram que existem vários fatores determinantes que levam a evasão escolar, estes, estão associadas a fatores comportamentais, socioemocionais, econômicos e estruturais. A falta das relações socioafetivas entre os pares (aluno e professor) foi um dos problemas encontrados, além das formações pedagógicas, de investimentos em infraestrutura e da qualidade do ensino para os alunos com deficiência são pontos que merecem atenção. Conclui-se que é necessário parcerias entre a escola, a família, e a comunidade, políticas públicas, de forma que garantam a frequência escolar dos alunos em busca de uma educação de qualidade.
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