A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19161

Palavras-chave:

Abandono escolar. Ensino Fundamental. Escola.

Resumo

Este artigo buscou identificar fatores determinantes de evasão escolar na Educação Básica. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática (RS) por meio do Methodi Ordinatio no período temporal de 2018 a 2023, as bases de dados utilizadas foram: Web of Science, Scopus e Science Direct, com os descritores "School dropout" AND "Elementary school" AND "School". Elencaram-se inicialmente um total bruto de 249 artigos (Science Direct - n= 185; Scopus - n= 20; Web of Science - n= 44). Após os critérios de exclusão, foram selecionados 23 artigos que contemplaram a temática. Nota-se que são grandes os desafios que o sistema educacional enfrenta nos dias atuais. Os resultados desse estudo, apontaram que existem vários fatores determinantes que levam a evasão escolar, estes, estão associadas a fatores comportamentais, socioemocionais, econômicos e estruturais. A falta das relações socioafetivas entre os pares (aluno e professor) foi um dos problemas encontrados, além das formações pedagógicas, de investimentos em infraestrutura e da qualidade do ensino para os alunos com deficiência são pontos que merecem atenção. Conclui-se que é necessário parcerias entre a escola, a família, e a comunidade, políticas públicas, de forma que garantam a frequência escolar dos alunos em busca de uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Maycon Hryniewicz de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Secretaria Municipal de Educação (SME), Ponta Grossa, PR, Brasil. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR, 2024). Especialista em Educação Inclusiva, Filosofia e Sociologia e Tutoria em EAD. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração Pública. Atualmente, é professor da Educação Básica em Ponta Grossa. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2713550738877982.ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6456-3164.

Marizete Righi Cechin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG). Mestre em Educação (UFSM). Licenciada em Pedagogia e Letras. Professora titular da UTFPR-Guarapuava. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5258243347570564. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, PR, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7651-8082.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e ao Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa, onde exerce a função de coordenador. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4854832473320818. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2679-9191.

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Almeida, M. H. de, Cechin, M. R., & Pilatti, L. A. (2025). A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2753–2768. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19161