ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA-CE

Autores

  • Francielly Rodrigues de Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE
  • Antônia Nádia Brito dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE
  • Mônica Dias Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE
  • Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa filipe_carvalho@uvanet.br

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.797

Palavras-chave:

Isolamento social; Ensino remoto; Educação.

Resumo

A disseminação do novo coronavírus, associada às medidas de contenção impostas pelas autoridades governamentais em concordância com órgãos sanitários, fizeram com que escolas em todo o mundo suspendessem atividades presenciais e adotassem uma modalidade de ensino emergencial conhecida por ensino remoto. Através do presente trabalho objetiva-se diagnosticar e pontuar as principais dificuldades e perspectivas encontradas pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede pública do município de Hidrolândia-CE. Mediante aplicação de questionário através da plataforma google forms, identificou-se boa aprovação dos professores com a metodologia emergencial, porém os mesmos encontram dificuldades com tecnologias digitais e em contatar os alunos devido fatores socioeconômicos, além de encontrar divergências a respeito do ensino híbrido antes da imunização da população e como aliado permanente no ensino.

Biografia do Autor

Francielly Rodrigues de Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, e-mail: r.francielly@live.com.

Antônia Nádia Brito dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, e-mail: nadiabs_@outlook.com.

Mônica Dias Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, e-mail: msoaresdias219@gmail.com.

Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, filipe_carvalho@uvanet.br

Mestre em Bioprospecção Molecular/Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, e-mail: filipe_carvalho@uvanet.br.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Farias, F. R. de ., Santos, A. N. B. dos ., Soares, M. D. ., & Bessa, F. G. C. de L. . (2021). ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA-CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 521–530. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.797