ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ASPECTOS EMOCIONAIS E SIGNIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630Palavras-chave:
Ensino remoto. Formação Continuada. Isolamento social. Professores. Tecnologia educacional.Resumo
A pandemia causada pelo vírus (SARS-COV-2) desencadeou um novo panorama educacional, mesmo diante de inúmeros fatores, como, por exemplo: financeiros e de infraestrutura, a questão emocional advinda do isolamento social tornou-se um desafio para professores e estudantes. Visto que, grande parte das pesquisas publicadas até hoje estão focadas apenas no aluno, ressaltar a visão dos professores da rede pública é essencial para a sociedade reconhecer a importância destes e a experiência vivida no ensino remoto. O objetivo do estudo foi mostrar, através dos discursos dos professores, de que forma o isolamento social interferiu/contribuiu no ensino de Biologia, compreendendo em que aspecto o período de pandemia corroborou na inovação das aulas, na interação do professor/aluno e no aprendizado significativo, por fim, a postura dos professores quanto a formação continuada, aspectos emocionais e eficiência. Para isto, foram entrevistados professores de Biologia da rede pública do nível médio da região Norte do Ceará. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação, houve uma dificuldade em separar as atividades domiciliar e profissional. Outro desafio vivenciado foi a necessidade de desenvolver competências e habilidades para as tecnologias educacionais, nem sempre trabalhadas durante a formação inicial. Momento oportuno de uma reflexão crítica sobre o sistema de educação e de como superar as falhas existentes.
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