ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ASPECTOS EMOCIONAIS E SIGNIFICADOS

Autores

  • Mônica Dias Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Antônia Nádia Brito dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francielly Rodrigues de Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Filipe Gutierre Carvalho de Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630

Palavras-chave:

Ensino remoto. Formação Continuada. Isolamento social. Professores. Tecnologia educacional.

Resumo

A pandemia causada pelo vírus (SARS-COV-2) desencadeou um novo panorama educacional, mesmo diante de inúmeros fatores, como, por exemplo: financeiros e de infraestrutura, a questão emocional advinda do isolamento social tornou-se um desafio para professores e estudantes. Visto que, grande parte das pesquisas publicadas até hoje estão focadas apenas no aluno, ressaltar a visão dos professores da rede pública é essencial para a sociedade reconhecer a importância destes e a experiência vivida no ensino remoto. O objetivo do estudo foi mostrar, através dos discursos dos professores, de que forma o isolamento social interferiu/contribuiu no ensino de Biologia, compreendendo em que aspecto o período de pandemia corroborou na inovação das aulas, na interação do professor/aluno e no aprendizado significativo, por fim, a postura dos professores quanto a formação continuada, aspectos emocionais e eficiência. Para isto, foram entrevistados professores de Biologia da rede pública do nível médio da região Norte do Ceará. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação, houve uma dificuldade em separar as atividades domiciliar e profissional. Outro desafio vivenciado foi a necessidade de desenvolver competências e habilidades para as tecnologias educacionais, nem sempre trabalhadas durante a formação inicial. Momento oportuno de uma reflexão crítica sobre o sistema de educação e de como superar as falhas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Dias Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: msoaresdias219@gmail.com.

Antônia Nádia Brito dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: nadiabs_@outlook.com.

Francielly Rodrigues de Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: r.francielly@live.com.

Filipe Gutierre Carvalho de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre e Professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Email: filipe_carvalho@uvanet.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Soares, M. D. ., Santos, A. N. B. dos ., Farias, F. R. de, & Lima, F. G. C. de . (2021). ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ASPECTOS EMOCIONAIS E SIGNIFICADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 19. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630