ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ASPECTOS EMOCIONAIS E SIGNIFICADOS

Autores/as

  • Mônica Dias Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Antônia Nádia Brito dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francielly Rodrigues de Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Filipe Gutierre Carvalho de Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630

Palabras clave:

Ensino remoto. Formação Continuada. Isolamento social. Professores. Tecnologia educacional.

Resumen

A pandemia causada pelo vírus (SARS-COV-2) desencadeou um novo panorama educacional, mesmo diante de inúmeros fatores, como, por exemplo: financeiros e de infraestrutura, a questão emocional advinda do isolamento social tornou-se um desafio para professores e estudantes. Visto que, grande parte das pesquisas publicadas até hoje estão focadas apenas no aluno, ressaltar a visão dos professores da rede pública é essencial para a sociedade reconhecer a importância destes e a experiência vivida no ensino remoto. O objetivo do estudo foi mostrar, através dos discursos dos professores, de que forma o isolamento social interferiu/contribuiu no ensino de Biologia, compreendendo em que aspecto o período de pandemia corroborou na inovação das aulas, na interação do professor/aluno e no aprendizado significativo, por fim, a postura dos professores quanto a formação continuada, aspectos emocionais e eficiência. Para isto, foram entrevistados professores de Biologia da rede pública do nível médio da região Norte do Ceará. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação, houve uma dificuldade em separar as atividades domiciliar e profissional. Outro desafio vivenciado foi a necessidade de desenvolver competências e habilidades para as tecnologias educacionais, nem sempre trabalhadas durante a formação inicial. Momento oportuno de uma reflexão crítica sobre o sistema de educação e de como superar as falhas existentes.

Biografía del autor/a

Mônica Dias Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: msoaresdias219@gmail.com.

Antônia Nádia Brito dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: nadiabs_@outlook.com.

Francielly Rodrigues de Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Email: r.francielly@live.com.

Filipe Gutierre Carvalho de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre e Professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Email: filipe_carvalho@uvanet.br.

Publicado

2021-02-27

Cómo citar

Soares, M. D. ., Santos, A. N. B. dos ., Farias, F. R. de, & Lima, F. G. C. de . (2021). ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ASPECTOS EMOCIONAIS E SIGNIFICADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 19. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.630