SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18706

Palavras-chave:

Saúde. Educação. bem-estar. Docência.

Resumo

A saúde mental e o bem-estar na educação têm se tornado temas centrais no contexto educacional contemporâneo, especialmente após os impactos gerados pela pandemia da COVID-19. O ambiente escolar, que deveria ser um espaço de aprendizado e desenvolvimento, frequentemente se torna um local de pressão e estresse para alunos e professores. A transição para o ensino remoto, o isolamento social e a incerteza acadêmica contribuíram significativamente para o aumento de transtornos como ansiedade, depressão e síndrome de burnout entre educadores e estudantes. Diante desse cenário, estratégias voltadas para a promoção do bem-estar emocional tornaram-se indispensáveis.  Este artigo discute a relevância da implementação de abordagens como mindfulness e inteligência emocional na educação, destacando suas contribuições para a resiliência e o equilíbrio emocional dos estudantes. Além disso, enfatiza a necessidade de políticas educacionais que priorizem a saúde mental, incluindo a capacitação docente, o suporte psicológico e a reformulação curricular para incorporar a educação socioemocional. Por meio de uma análise fundamentada em literatura acadêmica e estudos recentes, o artigo propõe caminhos para transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Patrícia Stein Graeff, Christian Business School

Curso Doutorado em Ciências da Educação na Instituição Christian Business School. Mestre em Letras- Estudos Línguísticos pela Universidade de Passo Fundo, Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Salvatoriana. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Gestão de equipes. Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Pós-graduada em Supervisão - Gestão e Orientação Escolar, Metodologias ativas de aprendizagem, Liderança e desenvolvimento de equipes, MBA em Desenvolvimento de Pessoas, Direitos Humanos, Processos de aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização e Psicologia da Educação. Pós-graduada em Teologia Religiosa, Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Lideranças Salvatorianas.

Diógenes Gusmão, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Graeff, P. S., & Gusmão, D. (2025). SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1197–1208. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18706