ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DE REFLEXÕES E CONTEXTOS DA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.603Palavras-chave:
Transformações no ensino. Aprendizagem significativa. Diretrizes Educacionais.Resumo
O Ensino de Ciências nas duas últimas décadas sofreu intensas transformações na busca de adequação para atender as demandas sociais atuais, embora nesse mesmo cenário, ainda é possível identificarmos práticas tradicionais nos espaços escolares. Assim, Através do presente trabalho, objetivou-se entender o transcurso histórico e traçar um panorama do Ensino de Ciências nos últimos anos, como têm interferido na sociedade atual, nos aspectos políticos, econômicos e culturais, a análise teve como fonte teórica balizadora o trabalho elabora por Myrian Krasilchik em 2000 – Reforma e realidade o caso do ensino das ciências. Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativo contando com uma abordagem exploratória, o instrumento de coleta de dados deu-se através da aplicação de questionário semiestruturado, aplicado a 10 professores do Ensino médio de escolas públicas estaduais no Município de Santa Quitéria – CE. A pesquisa foi analisada a partir da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) além da caracterização percentual dos dados quantitativos. Foi possível através do estudo observar um novo panorama histórico do Ensino atual, neste contexto foi verificado que as dificuldades acerca do Ensino de Ciências desmotivam professores e alunos, apesar do Ensino está amparado por Leis, Diretrizes e Parâmetros, os professores têm dificuldades para ensinar Ciências e as escolas ainda carecem de infraestrutura para que os alunos tenham um aprendizado mais significativo.
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