O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bianca Mendes Coelho Universidade Salvador
  • Erick Brito Meira Universidade Salvado
  • Liara Souza de Araújo Universidade Salvador
  • Paula Teixeira Fernandes de Araújo Universidade Salvador
  • Sthéfani Serra Tenisi Universidade Salvador
  • Ana Carolina Soares Rios Santos Universidade Salvador
  • Daniela Neves Dourado Universidade Salvador
  • Maria Eduarda Visniewski da Cunha Universidade Salvador
  • Mariana Rios Vilas Boas Universidade Salvador
  • Matheus Benamor Duarte Universidade Salvador
  • Roberto de Barros Silva Universidade de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3363

Palavras-chave:

Ensino remoto. Graduação em medicina. educação à distância. Telemedicina. Tandemia do COVID-19.

Resumo

A pandemia gerada com a disseminação do vírus Sars-Cov-2 e o consequente isolamento social reconfiguraram o modo de ensino tradicionalmente presencial para o modelo remoto. O objetivo deste estudo é avaliar as implicações desse novo modelo na formação dos futuros médicos a partir de uma revisão integrativa. Assim, a pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada por meio da busca de artigos indexados nas bases de dados Publisher Medline (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando os seguintes descritores: “COVID-19”; “Pandemia COVID-19”; “Infecção pelo SARS-CoV-2”; “Medicina”; “Medicine”; “Educação à distância”; “Education. Distance”; “Estudantes de Medicina”; “Students, Medical”. Foram encontrados 133 artigos (n=133) que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram reduzidos para 80 artigos (n=80) os quais, após análise por leitura integral, foram reduzidos para 54 artigos (n=54). Ainda não ficou claro o impacto que esse novo modelo de ensino causará a longo prazo na formação médica, no entanto, é imprescindível que o ensino remoto e o currículo das escolas médicas sejam aperfeiçoados devido a continuidade da pandemia da COVID-19 ou outros eventos que afetem a interação social e, consequentemente, o ensino médico presencial.

Biografia do Autor

Bianca Mendes Coelho, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Erick Brito Meira, Universidade Salvado

Acadêmico do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Liara Souza de Araújo, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Paula Teixeira Fernandes de Araújo, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Sthéfani Serra Tenisi, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Ana Carolina Soares Rios Santos, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Daniela Neves Dourado, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Maria Eduarda Visniewski da Cunha, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Mariana Rios Vilas Boas, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Matheus Benamor Duarte, Universidade Salvador

Acadêmica do curso de Medicina, sexto período, da Universidade Salvador (UNIFACS)

Roberto de Barros Silva, Universidade de Salvador

Graduado em Biomedicina; doutor em Farmacologia pela King'sCollege London; pós doutor em Farmacologia pela ICB-USP; docente do curso de Medicina da Universidade de Salvador (Unifacs - BA)

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

Coelho, B. M. ., Meira, E. B. ., Araújo, L. S. de ., Araújo, P. T. F. de ., Tenisi, S. S. ., Santos, A. C. S. R. ., Dourado, D. N. ., Cunha, M. E. V. da ., Boas, M. R. V. ., Duarte, M. B. ., & Silva, R. de B. . (2021). O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 522–545. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3363

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