DESAFIO PARA A DEMOCRACIA: A INCLUSÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA

Autores

  • Líbia Kicela Goulart Universidade Estadual do Norte Fluminense- UENF
  • Silvia Goulart Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Dulce Helena Pontes-Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7542

Palavras-chave:

Gêneros. Democracia. Inclusão.

Resumo

Este ensaio argumenta a tese da permanência da disparidade entre gêneros nos parlamentos em nível mundial e nacional. Para fundamentação teórica da discussão sobre democracia, recorreu-se a Robert Alan Dahl, Leonardo Morlino e Marcus André Melo – a partir dos quais se estabelece uma reflexão sociológica para o entendimento de que, em países democráticos, ainda é violada a igualdade política de todos. 

Biografia do Autor

Líbia Kicela Goulart, Universidade Estadual do Norte Fluminense- UENF

Doutoranda em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Mestre em Ciências das Religiões (Unidas de Vitória/ES). Especialista em Processo Civil (PUC/MG). Graduada em Direito (Universidade Iguaçu, campus V) e em Serviço Social (UFF). Atua como advogada e também como professora do Centro Universitário UniRedentor/Afya (Itaperuna/RJ). 

Silvia Goulart Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Mestra em Língua Portuguesa (UFRJ). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UniFS) e em Gestão Escolar. Graduada em Letras (UniFS) e em Pedagogia (UNIFAEL). Professora do Ensino Fundamental e Médio da rede Municipal e Estadual. Atualmente atua como Diretora Adjunta da rede Municipal. 

Dulce Helena Pontes-Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Doutora em Língua Portuguesa. Mestra em Educação. Especialista em Língua Portuguesa e em Semiótica Discursiva. Graduada em Letras. Professora do Ensino Superior. Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros e etc.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Goulart, L. K. ., Ferreira, S. G. ., & Pontes-Ribeiro, D. H. . (2022). DESAFIO PARA A DEMOCRACIA: A INCLUSÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 41–49. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7542