ESTADO FITOSSANITÁRIAS DAS CULTURAS DA BERINJELA E DO TOMATEIRO NO CAMPO EXPERIMENTAL DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DO CUANZA SUL -ANGOLA “ISP CS”

Autores

  • Victorino Correia Kinhama Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul- Angola
  • Esmeraldo Nkondia Cardoso Pedro Instituto Técnico Agrário da Cela- Angola
  • Osvaldo Manuel Pelinganga Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul- Angola

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7115

Palavras-chave:

Avaliação. Fitossanitário. Berinjela. Tomateiro.

Resumo

O presente trabalho objetivou-se na avaliação dos problemas fitossanitários da cultura da Berinjela e Tomateiro no Campo Experimental do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul e fornecer apoio técnico, que foi realizado no período de janeiro a fevereiro de 2022 para conclusão do módulo de Tópicos especiais em Proteção de Plantas. Durante a realização do trabalho foi utilizada os seguintes métodos: Recolha de informações através da pesquisa Bibliográfica, Método descritivo e pesquisa de campo através de uma observação. Relativamente aos resultados se pode constatar que a Berinjela de variedade melhorada, nos seus frutos apresentavam um sintoma de antracnose. E quanto a praga encontrada nas margens inferiores das folhas foi a mosca branca. Para o caso da Berinjela de variedade local constatou-se a presença de sintomas da cercosporiose. No que concerne ao tomateiro podemos observar que as folhas estão atacadas pela pinta-preta ou mancha-de-alternaria (Alternaria solani).

Biografia do Autor

Victorino Correia Kinhama, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul- Angola

Mestrando em Proteção de Planta no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Angola, Professor-Investigador na área de Agricultura no Município da Cela, Angola. E-mail: vorenocorreia2@gmail.com.                                                                                                    

Esmeraldo Nkondia Cardoso Pedro, Instituto Técnico Agrário da Cela- Angola

Mestrando em Proteção de Planta no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul - Angola, Professor do Instituto Técnico Agrário da Cela — Angola.

Osvaldo Manuel Pelinganga, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul- Angola

Docente Investigador da Universidade Rainha Jinga Mbadi Malanje, Angola, Professor do Curso de Mestrado em Proteção de Plantas no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Angola.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Kinhama, V. C. ., Pedro, E. N. C. ., & Pelinganga, O. M. . (2022). ESTADO FITOSSANITÁRIAS DAS CULTURAS DA BERINJELA E DO TOMATEIRO NO CAMPO EXPERIMENTAL DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DO CUANZA SUL -ANGOLA “ISP CS”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7115

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)